Qual é o verdadeiro significado do tsuru?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Já na arte, o tsuru é constantemente retratado como um símbolo de paz e harmonia, e sua imagem é frequentemente associada à tranquilidade e calma. O tsuru é um símbolo duradouro da cultura japonesa e continua a inspirar e encantar pessoas em todo o mundo.

O origami do tsuru simboliza o desejo de saúde, felicidade e boa sorte. A escolha da Minuto Seguros por tê-lo como seu logotipo se dá, principalmente, pelo significado e mensagem de esperança e paz, além de reforçar a nossa crença de que “as pessoas do bem são a maioria”.

Segundo a lenda, o Tsuru, ave sagrada do Japão vive mil anos. Por isso aquele que fizer mil Tsurus, concentrando-se em um desejo, será atendido. Também é símbolo de longa vida e boa sorte.

Portanto, quem presenteia alguém com um origami de tsuru está também desejando bons presságios e vida longa. Além disso, na cultura japonesa existe a crença de que se uma pessoa fizer mil origamis de tsuru e mantiver um pensamento elevado durante a feitura, ela tem direito a fazer um pedido e esse se realizará.

A parte interna do origami pode ser preenchida com as frases que seus amigos escolherem em relação à previsão do futuro. Quando eles escolherem, é só ler em voz alta para que todos possam ouvir. Os pequenos vão gostar tanto dessa brincadeira que irão jogar de novo!

grou

Dobradura de grou é um tipo de dobradura de papel (origami) e faz parte da cultura tradicional japonesa, mas hoje em dia é conhecida como um símbolo da paz e é dobrada em vários paízes ao redor do mundo.

Esta lenda é baseada em um fato verdadeiro: uma menina japonesa que apareceu com leucemia dez anos após o bombardeio de Hiroshima. Para ter esperança de cura, ela se inspirou na lenda das garças douradas. Depois de sua morte, seus colegas de classe começaram a trabalhar seriamente pela paz mundial.

O grou-japonês ou tsuru, uma ave considerada tradicionalmente sagrada, tornou-se o símbolo do origami. Ninguém sabe quem é o autor da sua criação. O grou tem uma vida longa e por isso foi associado à prosperidade, saúde e felicidade.

As figuras feitas em origami são carregadas de simbolismos: o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade; e o tsúru, a mais famosa figura de origami, é o desejo de boa sorte, felicidade e saúde.

Esta espécie, cujas penas são brancas e possui uma coroa vermelha no topo da cabeça e que podem chegar a cinco metros de altura e mais de seis metros de envergadura, estão entre as mais raras do mundo. Estima-se que no Japão exista apenas 1.000 delas.

Tsuru: cultura japonesa
Já na arte, o tsuru é constantemente retratado como um símbolo de paz e harmonia, e sua imagem é frequentemente associada à tranquilidade e calma. O tsuru é um símbolo duradouro da cultura japonesa e continua a inspirar e encantar pessoas em todo o mundo.

Um dos mais conhecidos é o tsuru, um pássaro japonês. Eles podem ser pendurados como móbiles ou colocados em cima de uma mesa. Há crenças orientais que dizem que tsurus trazem leveza e serenidade a um ambiente e podem ser espalhados por toda a área, até mesmo pelo chão.

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

Animais sagrados do Japão

  • Corvo. Ao contrário de como eram vistos antigamente, os corvos são representados até hoje como aves de boa sorte e bom presságio.
  • Grou-do-japão. Os grous são animais sagrados do Japão porque incorporam a longevidade. ...
  • Urso-negro-asiático. ...
  • Tanuki. ...
  • Macaco-japonês.

As origens dos origamis
Segundo a Associação Japonesa, o método de fabricação de papel chegou ao Japão no início do século 7. Lá, um tipo de papel fino, mas resistente, chamado "washi" foi criado. A princípio, este material era utilizado para copiar sutras (textos do hinduísmo e do budismo) e registros.

Origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. A arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.