Qual é o verdadeiro significado da árvore de Natal?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

A árvore de Natal é um dos principais símbolos dessa data comemorativa, e suas origens remontam a povos pagãos que enxergavam as árvores como um símbolo da fertilidade. A árvore de Natal é um dos símbolos natalinos mais tradicionais, e suas origens remontam a crenças pagãs.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

Acredita-se que esta tradição foi lançada em 1419 pelos padeiros da cidade de Freiburg, na Alemanha. Eles começaram a decorar uma árvore todos os anos com lebkuchen, maçãs, frutas, nozes e frutas. Mas apenas no dia de Ano Novo as crianças podiam sacudir a árvore de Natal e comerem o que caia dela.

A árvore de Natal é um dos principais símbolos dessa data comemorativa, e suas origens remontam a povos pagãos que enxergavam as árvores como um símbolo da fertilidade. A árvore de Natal é um dos símbolos natalinos mais tradicionais, e suas origens remontam a crenças pagãs.

“Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!” Jeremias 17:8.

As árvores estão no paraíso de Deus. Em Apocalipse 22, ficamos sabendo que a árvore da vida frutifica 12 vezes por ano e que suas folhas são para a cura das nações. Há muitas árvores com poderes de cura à nossa disposição agora, o que é um sinal da providência de Deus para nós.

Na realidade, quando o cartunista da Guerra Civil Thomas Nast desenhou Papai Noel para a revista Harper's Weekly, em 1862, Noel era uma pequena figura parecida com um duende que apoiava a União.

Passadas as comemorações de fim de ano, tradicionalmente, a decoração de Natal, como árvore e luzes de pisca-pisca, são retiradas das casas no dia 6 de janeiro. Nesta data é comemorado o Dia de Reis pelos cristãos, em celebração ao dia em que Jesus recebeu a visita dos três reis magos, guiados por uma estrela.

Origem do pisca-pisca
Segundo o portal, Albert Sadacca, um jovem de Nova York, resolveu criar as luzes elétricas e coloridas após episódio de explosão de uma árvore com luzes de velas. Este foi o início da empresa NOMA Electric Company, a maior empresa fabricante de luzes de Natal há anos.

A colocação de enfeites deve ser intensificada a partir de 17 de dezembro (momento em que as leituras bíblicas começam a falar do nascimento de Jesus).

Esta é a madeira da paz; é o sinal de uma vida sem fim, porque as suas folhas são sempre verdes. Olhai a sua ponta voltada ao céu. Esta será a árvore do Menino Jesus!

Para os cristãos, as luzes de Natal expressam a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus. Todas essas luzes saúdam o início de uma nova era, a Era Cristã. As velas, por serem perigosas, foram substituídas pelos pisca-piscas com a generalização da eletricidade.

Ainda segundo o padre Francisco Lima, a tradição de desmontar a árvore de Natal ocorre no Dia de Santos Reis justamente porque essa data marca o fim do ciclo natalino. "Pela tradição católica, o encerramento do Natal é hoje (Dia de Reis). A partir de hoje, entra um novo ciclo, o ciclo da missão de Jesus.

Significado do Papai Noel
O "bom velhinho", gordinho e simpático, representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações nessa altura festiva que celebra o nascimento do Menino Jesus. Na época do Natal, as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel dizendo o que querem ganhar.

Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro.

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.

19 Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.