Qual é o vulcão que pode destruir o mundo?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Junto aos asteroides, eles constituem a maior ameaça natural para a humanidade. O supervulcão mais conhecido na atualidade é o de Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, nos estados de Wyoming, Montana e Idaho.

O Mauna Loa, que significa "montanha longa" em havaiano, é o maior vulcão ativo do mundo. Abrange 5.271 quilômetros quadrados e faz parte de uma cadeia de cinco vulcões que formam a Ilha Grande, a maior do arquipélago do Havaí. Este vulcão sozinho cobre metade de toda a ilha.

Felizmente, não. Em um passado geologicamente distante, havia uma grande quantidade de vulcões em nosso território, incluindo aquele que é considerado o mais antigo do planeta, formado na Amazônia há cerca de 1,9 bilhão de anos.

Esse movimento pode liberar enormes quantidades de energia, que é o que causa os terremotos. Assim, Yellowstone tende a experimentar terremotos sequenciais devido ao movimento de fluidos vulcânicos ao longo das fraturas em rochas subterrâneas.

3. A princesa Iztaccíhuatl. Outro dos vulcões mais perigosos do mundo fica no Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan: o Iztaccíhuatl.

Vulcão Amazonas

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Yellowstone explode a cada 600 mil anos e já faz quase 600 mil anos desde a última vez. Isso já deveria nos forçar a fazer alguma coisa."

Ásia

Estão espalhados por Ásia, América do Sul, América do Norte e Nova Zelândia. Não tem nenhum no Brasil”, afirma o geólogo Jacob B. Lowenstern, do Observatório Geológico dos Estados Unidos. Lowenstern monitora o mais famoso dos supervulcões, que fica sob o parque de Yellowstone, nos Estados Unidos.

O vulcão Merapi, um dos mais ativos do mundo e situado na região central da ilha de Java, na Indonésia, entrou hoje (11) em erupção com uma torrente de lava incandescente e nuvens de fumaça e intensas cinzas.

Dentro de um vulcão
Envolta por montanhas, a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, esconde a origem curiosa. Está localizada em um planalto de formação vulcânica, que surgiu há pelo menos 80 milhões de anos.

Atualmente, a cidade é patrimônio histórico da humanidade, nomeada pela UNESCO em 1997. Hoje é um importante centro turístico da Itália, recebendo mais de 2 milhões de visitantes todos os anos.

Existem aproximadamente 1.500 vulcões ativos em todo o planeta Terra. Sim, pois em outros planetas do Sistema Solar também existem vulcões. Anualmente, em nosso planeta, cerca de 70 vulcões entram em erupção.

Estados Unidos

Criado em 1872, o Parque Nacional Yellowstone é o mais antigo dos Estados Unidos. O parque ocupa uma área de 8.987 quilômetros quadrados no meio-oeste do país.

Parque Nacional de Yellowstone

O vulcão do Parque Nacional de Yellowstone, é um dos maiores campos vulcânicos silícicos continentais ativos no mundo. O supervulcão mais conhecido da atualidade é o de Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, nos estados de Wyoming, Montana e Idaho.

Não há um consenso sobre quando será sua próxima erupção, mas estima-se que ela ocorrerá daqui a 100 mil anos.

Tambora

Tambora, Indonésia (1815)
Entre os dias 5 e 10 de abril de 1815, o mundo presenciou a maior erupção em séculos, que afetou até mesmo o clima global.

Mauna Loa

O maior vulcão ativo do mundo, Mauna Loa, no Havaí, está em erupção pela primeira vez em quase 40 anos.

Um alerta amarelo de risco de erupção do vulcão Cumbre Vieja emitido nesta quinta-feira (16) reacendeu a discussão de possibilidade de formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira. No entanto, especialistas em geociências e sismologia ouvidos pelo G1 afirmam que a chance do desastre acontecer é remota.