Qual é os cuidados pra quem tá com o tímpano perfurado?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

No geral, o paciente deve tomar alguns cuidados para impedir que o caso se agrave. É importante não cutucar o ouvido, evitando cotonetes e coçar a parte interna, pois isso pode causar a proliferação de fungos e bactérias.

Sim, a perfuração do tímpano tem tratamento e, dependendo da gravidade, pode não deixar sequelas na audição.

Quais os cuidados devo tomar caso meu tímpano esteja perfurado? Evitar tomar banho de mar, piscina sem o uso de um tampão auricular de silicone personalizado. Esses tampões são confeccionados por Fonoaudiólogos especializados, conforme a forma do seu ouvido, para que não haja entrada de água.

Em casos de perfurações menores, pode levar de algumas semanas a dois meses para se curar. Nesses casos, pode ser necessário usar um tampão para melhorar a cicatrização do tímpano e manter a região limpa. Caso o tímpano não tenha cicatrizado em dois meses, o médico deve ser procurado novamente.

O tímpano perfurado tende a cicatrizar por conta própria em cerca de dois meses, sendo que deverá sempre ser observado por um otorrinolaringologista para avaliar o seu caso específico.

Por exemplo, a lavagem de ouvido é contraindicada em pessoas com perfuração na membrana do tímpano, infecções ativas e otites, por exemplo.

Primeiro, se você tiver tímpano perfurado, fenda palatal, objeto dentro do canal auditivo ou cavidade mastóidea, não deve fazer lavagem de ouvido. Além disso, se teve uma infecção na orelha média ou na orelha externa nas últimas seis semanas, não deve limpar a orelha usando tal método.

O tímpano perfurado, quando não é corretamente tratado, pode causar complicações, como Perda de Audição, Otites, Colesteatoma e até mesmo o aparecimento de Cistos no ouvido médio.

Diante disso, os principais sintomas do rompimento no tímpano são:

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

As perfurações timpânicas podem ocorrer de maneira traumática, seja devido à introdução de objetos no ouvido, como hastes flexíveis, ou devido a traumas na região craniana, como por acidentes ou agressão física.

A timpanoplastia consiste na reconstrução da membrana do timpano e no fechamento da perfuração através do uso de enxertos de cartilagem ou fáscia (membrana que cobre alguns músculos) do próprio paciente. Pode ser realizada por dentro do canal auditivo ou através de uma incisão atrás do ouvido.

A fina membrana timpânica — ou tímpano — separa o ouvido externo do ouvido médio. Ela atua na transmissão do som para pequenos ossos presentes no interior do ouvido, o que possibilita a audição. Como o cotonete é uma haste dura de plástico, sua inserção na cavidade auditiva pode causar lesões no tímpano.

As cirurgias de ouvido são realizadas quando são encontrados problemas que comprometem a saúde auditiva, sendo capaz de curar doenças e corrigir falhas, desde infecções que podem afetar o ouvido até a perda auditiva parcial.

Esse líquido pode causar perda auditiva. em crianças (muitas vezes identificado na avaliação rotineira da orelha) e pode persistir por semanas a meses.

Em casos de perfurações menores, pode levar de algumas semanas a dois meses para se curar. Nesses casos, pode ser necessário usar um tampão para melhorar a cicatrização do tímpano e manter a região limpa. Caso o tímpano não tenha cicatrizado em dois meses, o médico deve ser procurado novamente.

Remédio para infecção de ouvido
Azitromicina. Cataflam. Diclofenaco Colestiramina. Diclofenaco Potássico.

O médico pode fazer uma drenagem ou limpeza local, mas também é possível a aplicação de remédios diretamente no canal auditivo, para dissolver a secreção e facilitar sua absorção pelo corpo. No caso do catarro ser causado por uma infecção bacteriana, pode ser necessário administrar antibióticos.

Em pacientes com perfuração da membrana timpânica, suspeita ou confirmada; No tratamento de otite média; Otociriax® é contraindicado em pacientes com histórico de hipersensibilidade ao álcool benzílico, à hidrocortisona, ao ciprofloxacino, aos derivados quinolônicos ou a qualquer um dos componentes da fórmula.