Qual é significado da palavra colaboração?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

A colaboração é uma parceria, uma união, o ato de produzir ou fazer algo em conjunto. A colaboração acontece entre duas ou muitas pessoas, desconhecidos ou melhores amigos.

25 sinônimos de colaboração para 4 sentidos da palavra colaboração: Trabalho em comum feito por várias pessoas: 1 cooperação, parceria, associação, coparticipação, comparticipação, coadjuvação, concurso, solidariedade, sinergia.

A colaboração acontece quando os membros da equipe sentem que podem entrar de corpo e alma no trabalho. Eles devem ser incentivados a participar, inovar e se comunicar.

De modo geral, as principais vantagens ou benefícios da colaboração são: redução no tempo necessário para a execução de tarefas; melhoria da capacidade de resolver problemas complexos; aumento da capacidade criativa para gerar alternativas; discussão das vantagens e desvantagens de cada alternativa para selecionar as ...

Colocar-se à disposição para compartilhar conhecimentos e tirar dúvidas de colegas também é uma forma interessante de desenvolver e aperfeiçoar a sua habilidade de colaborar. Você pode fazer isso comunicando as pessoas sobre a sua disponibilidade no dia a dia ou em reuniões específicas.

Colaborador é aquele que colabora ou ajuda o outro em suas funções. Por exemplo, você iria trabalhar para a empresa se ela parasse de pagar seu salário? Se for em uma ONG e quem trabalha lá é voluntário, colaborador é o nome perfeito. De fato as pessoas estão lá colaborando, independente da contra partida financeira.

Diz que o termo “trabalhador” ganhou uma conotação menos positiva por estar mais ligado a um trabalho manual, a uma fase mais industrial. “É, talvez, hoje menos agradável e o espaço foi sendo ocupado pela palavra 'colaborador'. Mas são sinónimos”, garante.

Os colaboradores são pessoas, empregados, funcionários que trabalham juntas para alcançar objetivos da empresa. Eles são um dos principais componentes do sucesso de qualquer empresa, e suas habilidades, conhecimentos e atitudes desempenham um papel fundamental na realização dos objetivos da organização.

Enquanto a cooperação é um termo mais genérico, aplicável em diversas áreas do conhecimento, a colaboração como regime na educação é conceito complexo. O Regime de Colaboração tem raízes constitucionais e aponta para uma gestão educacional democrática e solidária.

O que significa espírito colaborativo? Podemos definir o conceito como uma mentalidade que compreende a importância da colaboração para que projetos sejam realizados da melhor maneira possível.

1 ajudar, contribuir, concorrer, apoiar, auxiliar, assessorar, assistir, secundar, favorecer.

A colaboração também permite que os funcionários compartilhem suas ideias enquanto entendem como pensam, trabalham e operam. Isso, por sua vez, pode ser mutuamente benéfico para os funcionários, bem como para a organização.

Colaboração: Habilidades de Colaboração, Definição e Exemplos. Colaboração significa trabalhar junto com uma ou mais pessoas para concluir um projeto ou tarefa ou desenvolver ideias ou processos.

A cooperação entre as pessoas faz com que a empatia entre as equipes seja maior, o ambiente institucional seja mais amigável e familiar, e a confiança entre os colaboradores seja superior.

Ter empatia, paciência e ajudar o outro com suas dificuldades faz parte das qualidades de quem busca um trabalho colaborativo.

Uma combinação vencedora: Trabalho em equipe colaborativo significa trabalho em equipe e colaboração. O trabalho em equipe parece um conceito simples a ser implementado em sua organização. Você discute as tarefas que precisam ser realizadas e quem irá executá-las enquanto você se ocupa com outras responsabilidades.

Crie objetivos comuns
As metas pessoais são importantes, mas as que envolvem toda a equipe têm o mesmo valor. Então, definir um ou mais objetivos que serão alcançados com a ajuda de todos significa estimular a cooperação. Também é legal mostrar o papel de cada um nesse processo.

Os 4 elementos-chave da colaboração

  • Comunicação. ...
  • Coordenação. ...
  • Memória de grupo. ...
  • Percepção. ...
  • Referências: