Qual entidade fica na encruzilhada?

Perguntado por: esales3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Exu no imaginário umbandista é a entidade que guardeia os caminhos, manipula energias e movimenta as forças sobrenaturais, cortando e desfazendo demandas.

A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas é celebrada na cidade com todo o amor, alegria e o fervor que seus súditos e admiradores lhe dedicam. Conclui-se que sua festa é a constatação de que seu culto é um dos mais relevantes na experiência religiosa da Umbanda.

Dentro da encruzilhada, lançando um olhar para os caminhos mostrados e os encontros deles num único lugar, Exu nos leva para encruzilhadas várias, para que possamos sair da inércia, fortalecendo o movimento que, noves fora, é a vida.

Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

Uma encruzilhada é um lugar onde duas ou mais estradas ou vias se encontram. Nesse cruzamento, os caminhos se sobrepõem ou se cruzam.

Os Exus comandados pelo Exu das 7 Encruzilhadas
Essa falange trabalha além do ser arquétipo natural, ele pode dar sustentação ao trabalho de outras falanges, como: Exu 7 Encruza, Pomba Gira das 7 Encruzilhadas, Exu tranca ruas das 7 encruzilhadas e Exu Mirim 7 Encruzilhadas.

A chave dessa estratégia é seguir o fluxo do que foi dito e não tentar mudar ou contrariar o que foi dito. Aí a razão do nome: expandir é pegar o que foi dito e estender, aumentar um pouco mais o que seria o efeito do que foi dito.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Quem carrega Maria Padilha sabe que inimigo nenhum fica no caminho. Ela arrasta, destrói e desgasta. Maria Padilha tem um jeito sútil e meigo de falar, mais uma força gigantesca para defender os seus.

Chefiado por Exu Rei das Sete Encruzilhadas e Pombagira Rainha das Sete Encruzilhadas, governa todas as passagens dos Exus que ali trabalham. Sua função principal é abrir os caminhos para os outros Guias chegarem e também para os filhos e fregueses.

Imagem Exu Tranca Rua e Pomba Gira Maria Padilha das Almas 20 cm religião Umbanda | Shopee Brasil.

Ou ainda representam Exu em uma estatueta enfeitada com fileiras de búzios tendo em suas mãos pequeninas cabaças onde ele, Exu, carrega diversos pós de elementais da terra utilizados de forma bem precisa, em seus trabalhos.

A encruzilhada de Exu é campo de possibilidades, inacabamento e invenção. É lá que se acende a vela e se vela a vida. É lá que a oferta atirada hoje acerta o desejo de ontem. Na encruzilhada é que vadeia o moleque travesso que guarda o segredo da vida, o sopro do ser supremo, o axé de Olorun.

Sua comida predileta é muçum com farofa, além disso, gosta muito de galos rinheiros. A sua bebida predileta é Whisky. Ela era uma linda cortesã que amarrou o coração de um rei francês que a tornou rainha e depois de alguns anos, ele faleceu.

Esse tipo de situação é conhecido como "Despacho" na umbanda, que é a realização de oferendas depositadas em lugares como uma encruzilhada (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos, como foi o caso), além de cruzeiro das almas, matas, rios, descampados, mares.

Para ter a proteção de Exu, forre um prato de papelão com folhas de amoreira. Cozinhe feijão vermelho com orógbó ralado no azeite de dendê. Coloque o feijão por cima das folhas e arrie numa encruzilhada de terra.

As encruzilhadas também são chamadas de fêmea, em formato de T para Pomba-giras, macho, em formato de cruz para Exus e Exus Mirins e mista, quando pode se oferecer tanto a exu como a pomba-gira.

Dona 7 Encruzilhadas como é chamada na umbanda costuma se apresentar em terreiro de quimbanda com o nome de Pombagira Rainha más isso não é uma obrigatóriedade.