Quem foi tranca rua da encruzilhada?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Tranca Ruas além de brasileiro, também é por excelência um Exu de Umbanda. Embora ele já se fizesse presente em outras denominações anteriores à Umbanda e até mesmo manifestado muito forte na Quimbanda fechada. Se consolida, populariza e desenvolve seu trabalho com mais afinidade dentro do rito umbandista.

Tranca Rua das Almas é o nome de uma subdivisão da falange de Exu Tranca Ruas. Exus compreendem entidades ligadas a energias mais densas, com finalidade de defender um ambiente ou pessoas.

RELIGIOSIDADE – Segundo a proposição, O Exu Senhor Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas é uma entidade que se apresenta como um homem refinado, alegre e sociável, que gosta de estar sempre rodeado de pessoas, amigos e familiares religiosos, sendo muito requisitado em eventos sociais e religiosos devido à característica ...

Exu Caveira – De Padre a Guardião da Calunga revela a trajetória desse homem, do seu nascimento ao seu desencarne; do despertar para o mundo espiritual até se tornar um Exu de Lei e, posteriormente, um Guardião do cemitério (calunga).

Imagem Exu Tranca Rua e Pomba Gira Maria Padilha das Almas 20 cm religião Umbanda | Shopee Brasil.

Encontramos entre elas Tranca Ruas das Almas, de Embaré, das Porteiras, dos Caminhos, das 7 Encruzilhadas, do Cruzeiro, das Estradas, das Matas, das Luas.. dentre outros.

Gosta de bebidas finas, malte envelhecido, adoração pelo luxo, pedras preciosas, pratarias, porcelanas e antiguidades valiosas. Recebe padê como todas as entidades de n'ganga e alimentos de carnes preparados dentro do templo pela pessoa específica do cargo e encarregada de fazê-lo.

Existem muitos relatos espalhados pela internet com métodos para descobrir o nome do Exu, mas é preciso tomar cuidado. A data de nascimento, por exemplo, não é capaz de revelar essa informação, pelo menos não por si só. É preciso um trabalho de limpeza espiritual.

17 de agosto

Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Saudação a Tranca Rua

  1. Mora nas encruzas. Por isso, Peço licença à Lua, (Bis) Para saudar,
  2. Seu Tranca-Rua. Seu poder é fogo, Ninguém pode duvidar, (Bis) Ele é seu Tranca-Rua,
  3. Ena ena amojubá. Ena ena amojubá, Amojubá, Seu Tranca-Rua chegou pra trabalhar,

Maria Mulambo

No evento, os donos da casa são o Exú Tranca Rua de Embaré e a Pomba-Gira Maria Mulambo.

Maria Padilha é a consorte de Exu, que é o mensageiro dos Orixás no Candomblé. Conhecida por muitos nomes, ou avatares, Pomba Gira é frequentemente associada ao número sete, encruzilhada, cemitérios, incorporação de espíritos e bruxaria.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Os filhos de Exu são pessoas muito ligados ao sexo. São sensuais, amantes intensos, que exercem grande atração sexual por onde passam. Apesar de normalmente não serem tão belos como os filhos de Oxum, eles possuem um magnetismo natural e uma boa lábia, capaz de conquistar muitos corações.

Morte. Alguns meses após a morte de Branca de Bourbon, em Medina Sidonia, Maria Padilla morre durante a pandemia da peste bubônica de 1361 e seus restos mortais são sepultados em Astudillo, onde ela havia fundado um convento.

A trança espinha de peixe costuma ser a que dura mais tempo, além de uma ótima opção para deixar o visual mais estiloso.

Tranca Ruas de branco
Mas o Exu Tranca Ruas pode sim manifestar-se com essa cor nas velas, cartolas e roupas. Apesar de pouco comum, é legítimo e isso se relaciona com a regência que cada Tranca Ruas pertence. Por isso não se engane pelas cores, ele pode se manifestar também em cor branca.

Talvez você ainda não saiba, mas o fio Liza é perfeito para trançar e já está fazendo a cabeça de quem ama box braids. Com as 9 cores lançamento do fio, a vontade de sair trançando o cabelo também vai te pegar!

tran·ca·-ru·as as. Fanfarrão; arruador; espadachim.