Qual entidade usa guia rosa?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Guia Rosa Orixá Oxum Osun - Umbanda / Candomblé

A cor da guia de Iemanjá no Batuque, Candomblé e também na Umbanda é geralmente azul claro ou cristal, algumas tradições incluem também branco e rosa.

Guia de Proteção para Oxum, Protetora de Câncer
Contas nas cores: dourado, azul e branco.

As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura. As azuis são calmantes. As de cor rosa elevam a nossa mente.

O uso da rosa em simpatias e rituais pode variar conforme a sua cor, mas elas podem ser usadas para além de intenções de atrair amor, como também para proteção e dinheiro. Essa flor está ligada diretamente às emoções, possibilitando trabalhar bem com as questões do coração.

Ficha Técnica

Código3575416841
Código de barras7893844102176
Cest2805800
FabricanteGuias Luz Divina
CorVermelho

A guia é composta por seções de 7 contas nas cores vermelha, preta e roxa intercaladas.

As guias de trabalho são utilizadas pelo filho de fé nos templos no momento dos trabalhos espirituais. Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades, bem como protege-lo durante os trabalhos.

Oxum e Exu são os orixás regentes de 2023. Amarelo e azul-escuro; preto e vermelho são suas cores.

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Na Umbanda, a imagem de Oxalá ocupa a posição central, acima de todas as outras no altar. A cor da guia de Oxalá é sempre branca, assim como as roupas e tudo que envolve os rituais deste orixá.

Suas cores são o vermelho, marrom, amarelo e o rosa, suas contas são de cores amarela e vermelha.

Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.

A cor de rosa está ligada a certas orixás femininas como Oxum, Iansã, Iemanjá, Ewá e também aos Erês. Significa amor e paixão na Umbanda e quando usadas no quarto de dormir aumentam a sensualidade e a libido naturalmente.