Qual era o Deus que os moabitas adoravam?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A noção de Quemos como o patrono da terra de Moabe emerge na declaração de que esta divindade abandonara a terra aos inimigos de Moabe.

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.

Na Antiguidade, esta faixa pertencia ao chamado Reino Moabita, um reino vizinho de Israel, um inimigo de peso no domínio regional. Este pequeno reino, tal como o era Israel, que surge referido várias vezes na Bíblia (II Reis 3, e Gn 19, 37), tem atestada a sua existência através da arqueologia.

Significado de Moabita
substantivo masculino e feminino Natural ou habitante da terra de Moab do séc. XIII ao séc. VI a.C.A região de Moab ficava ao leste do baixo rio Jordão e do mar Morto. Os moabitas eram semitas relacionados com os hebreus.

A noção de Quemos como o patrono da terra de Moabe emerge na declaração de que esta divindade abandonara a terra aos inimigos de Moabe. Embora de forma implícita, a noção subjacente é de que a terra era uma dádiva da divindade ao seu povo.

Da destruição, guerras e conflitos, só sobraram vivos Ló e suas duas filhas. Essas duas filhas ainda não eram crentes a Deus e acabaram cometendo o pecado de embebedarem seu pai para terem relações com ele e assim engravidarem.

De acordo com o relato bíblico, Gênesis 19:37-38, tanto Ben-Ami (Amom) quanto Moabe nasceram de uma relação incestuosa entre Ló e suas duas filhas no resultado da destruição de Sodoma e Gomorra e a Bíblia refere-se aos amonitas e aos moabitas como os “filhos de Ló”.

Após o encontro de Balaão com Deus, quando o Anjo do Senhor apareceu-lhe no caminho, sendo visto pelo animal, (sua jumenta) e posteriormente por ele próprio, desarmou-se de amaldiçoar o povo e até proferiu palavra de benção para Israel.

Moabe: significa "de seu pai" em hebraico. No Antigo Testamento, este é o nome de um filho de Ló. Ele era o ancestral dos moabitas, um povo que vivia na região chamada Moabe, a leste de Israel.

Moabitas. Segundo a Bíblia, tanto os Amonitas quanto os Moabitas são descendentes de Ló. Ambas tiveram uma relação incestuosa com o pai nascendo os filhos: Moabe e Ben-Ami.

Os amonitas eram descendentes de Ben-Ami, filho de Ló com sua filha mais nova (Gênesis 19:38). Este certo parentesco com os israelistas se devia ao fato de Ló ser sobrinho de Abraão, patriarca do povo de Israel. Os textos bíblicos revelam que muitas vezes os amonitas foram um grande problema para os israelitas.

Moabe, o lugar, era a terra onde morava Rute e seus descendentes, e onde se deu a bonita passagem em que ela resgatava os restos da colheita de trigo para levar para sua família após ter perdido o marido.

Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas. Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas.

Durante séculos, os moabitas e amonitas foram inimigos dos israelitas, a nação escolhida e guiada especialmente por Deus. Vários dos profetas do Antigo Testamento citaram os moabitas e amonitas, quase sempre em mensagens de julgamento e castigo por causa dos pecados desses povos.

Rute poderia ter ficado em seu próprio país de Moabe, com sua família para apoio. Ela era jovem o suficiente para se casar novamente e poderia ter ganhado alguma estabilidade financeira dessa forma, mas ela estava determinada a ajudar Noemi, mesmo ao custo de perder seu próprio país, amigos, família, cultura e deuses.