Qual foi a maior oração de Davi?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Oração de Davi. 1 Ouve, Senhor, a justiça, atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos. 2 Venha o meu juízo de diante do teu rosto; os teus olhos vejam a retidão.

Davi orava três vezes ao dia, assim como Daniel (Dn 6:10). O hábito de orar é muito importante para manter força, vitalidade e vigor espiritual. Deus agrada quando derramamos nosso coração a Ele e expressamos até mesmo sentimentos negativos-queixas, frustrações, raiva-, pois, somente dessa forma, ele pode nos curar.

A medida que Deus era revelado ao seu coração, Davi incorporava Deus e a sua vontade para sua experiência concreta. Davi não orava apenas a Deus, e sim, orava com Deus. Não havia nada que Davi soubesse de Deus que não fizesse parte da sua vida de oração.

Preste atenção na oração que Davi fez ao Senhor no livro de Salmos 51.10-12: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”.

Estas foram as 3 Unções de Davi:

  • A primeira unção aconteceu na casa de seu pai Jessé (1 Samuel 16:13);
  • A segunda unção aconteceu em Hebrom pelos homens de Judá (2 Samuel 2:4);
  • A terceira unção aconteceu através dos Anciãos de Israel (2 Samuel 5:3).

Oração de Davi. 1 Ouve, Senhor, a justiça, atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos. 2 Venha o meu juízo de diante do teu rosto; os teus olhos vejam a retidão.

Desde os tempos de Gueonim, este salmo foi recitado para afastar demônios e espíritos malignos. Ainda de acordo com o Midrash, este salmo faz referência a muitos tipos de demônios que ameaçam o homem, incluindo "terror", "seta", "peste", "escuridão" e "mortandade" mencionados nos versículos 5-6.

O personagem bíblico Daniel orava 3 vezes ao dia (Daniel 6:10).

A bíblia diz que Daniel e seus amigos fizeram um jejum no qual somente comeram legumes e água por 21 dias, para não se contaminar com a comida do rei, que era um idólatra.

“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho encontraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras” (Dn 10:2-3). O Jejum de Daniel está mencionado na bíblia, no livro que leva o nome do profeta.

Existe até um famoso jargão que diz que “de madrugada a fila é menor”. Isto parece indicar que a oração da madrugada é mais forte, mais poderosa. É como se Deus respondesse mais rápido nesse horário.

“Sete vezes no dia eu Te louvo” (verso 164). Davi descobriu que louvar a Deus pela manhã e ao final da tarde, não era suficiente. Ele sentiu que precisava louvar a Deus muito mais. O que deveria ser isso na prática?

Salmos 51. Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto.

Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente. Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti. Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação! Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!

1. Antes de ser efetivamente rei, Davi consultou ao Senhor se devia ir para uma guerra contra os moradores de Queila (1 Samuel 23.2,4 e10). Ele o faz duas vezes, na mesma oração, e ouve um "sim" também duas vezes.

Primeiro, podemos observar que Davi ouvia os primeiros ruídos da tempestade sobre o Mediterrâneo (Sl 29.3-4): “A voz do SENHOR ecoa sobre o mar, o Deus da glória troveja; sobre o imenso mar, o SENHOR fala. A voz do SENHOR é poderosa, a voz do SENHOR é majestosa”.

Davi era ousado e corajoso porque temia somente ao que o Deus Vivo pensava a seu respeito (1Sm 17.36,37). Por temer ao Senhor, Davi honrava as autoridades (1Sm 24.4-6;1Sm 26.6-11). Demonstrava amor pela Palavra e tinha o desejo de aprender mais de Deus (Sl 86.11).

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade. Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.