Qual foi a postura brasileira durante a Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: vcrespo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados, após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, condição rompida no ano seguinte.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

A guerra na Europa gerou alguns impactos significativos no brasileiro comum daquela época. Houve uma recessão de consumo, principalmente de produtos essenciais, como pão e leite.

O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.

O Brasil na Segunda Guerra Mundial
Isso ocorreu após 19 navios brasileiros serem atacados na costa brasileira pelas forças alemãs, causando a morte de 500 pessoas. Depois desse acontecimento, houve intensa pressão popular para a entrada do Brasil na guerra, e o governo de Getúlio Vargas passou a apoiar os Aliados.

Conhecidos como pracinhas, os 25 mil soldados veteranos da então Força Expedicionária Brasileira (FEB), criada em 1943, foram enviados à Itália para missões importantes, como a batalha de Monte Castello. Cerca de 500 deles morreram nos conflitos.

Aliados

Este artigo foi útil? Os Aliados foram os países vencedores da Segunda Guerra Mundial.

Causa: política expansionista e militarista da Alemanha nazista de Hitler. Resultado: vitória dos Aliados. Soldados do Brasil (FEB) na Segunda Guerra Mundial: última participação brasileira em guerras.

Surgiu da expressão “sentar praça” que significa se alistar nas forças armadas. Era um apelido dado aos soldados rasos,detentores da patente mais baixa da hierarquia militar , eram responsáveis por estar na linha de frente, eles recebiam tratamento médico, treinamento e armas.

Resposta: O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. ... A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.

Getúlio Vargas

A frase "A cobra vai fumar" nasceu como resposta ao então presidente Getúlio Vargas, que, no início da guerra, usara a expressão para descartar a participação brasileira.

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América Latina. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Império do Brasil, Argentina e Uruguai. Ela se estendeu de dezembro de 1864 a março de 1870.

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha.

segunda guerra mundial

O maior conflito bélico do planeta, que envolveu quase 100 milhões de soldados, foi a segunda guerra mundial.

As Baixas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial foram proporcionalmente inferiores a de outros exércitos que lutaram em condições semelhantes nas mesmas regiões e em mesmo espaço de tempo. Dos brasileiros morreram 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos. Foram aproximadamente 12 mil feridos nos combates.

O comércio brasileiro também se beneficiou da guerra. “O Brasil conseguiu, no prazo da guerra, um superávit comercial considerável por conta das demandas de produtos bélicos e de outros produtos necessários para a guerra”.