Qual foi a promessa que Deus fez como parte de sua aliança?

Perguntado por: resteves7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A aliança de Deus com Abraão prometeu-lhe uma família de bênçãos para toda a terra, de modo que, tão numerosas quanto as estrelas, “assim será a tua descendência” (Gn 15: 5).

Veja algumas promessas bíblicas que vão abençoar o seu dia e tome posse delas:

  1. Deus prometeu o perdão através de Jesus. ...
  2. Deus prometeu-nos um novo coração. ...
  3. Cristo prometeu-nos a sua provisão. ...
  4. Jesus prometeu a vinda do Espírito Santo. ...
  5. Deus prometeu-nos a Vida Eterna. ...
  6. Deus cumpre as suas promessas. ...
  7. Aquele que prometeu é fiel.

Na religião cristã, a promessa é um voto feito aos santos ou a Deus. Quando um devoto faz uma promessa a determinado santo, por exemplo, ele normalmente pede por alguma benção, seja de ordem espiritual ou física. O fiel se compromete a pagar uma espécie de penitência caso sua súplica for atendida.

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina.

Deste modo, as nove alianças podem ser divididas em duas seções distintas: anteriores e posteriores ao exílio do Egito e ao recebimento das leis no Sinai. As primeiras cinco alianças, todas contidas no livro de Gênesis, apresentam fundamentalmente uma relação “triádica” entre Deus, o povo e a terra.

Deus fez uma aliança com Moisés e Israel aos pés do Monte. Sinai, e depois de ler o Livro da Aliança “aos ouvidos do povo”, todos disseram: “Tudo o que o Senhor falou, faremos e seremos obedientes” (Êxodo 24: 8)². A aliança mosaica dá a forma de vida com Deus .

A aliança que Deus vai fazer com Abrão no capítulo de hoje tipifica o casamento, como se Deus estivesse removendo toda distância entre Ele e Abrão e formalizando a relação. E como o anel de aliança entre o homem e a mulher é o símbolo do casamento, o sacrifício de animais foi o símbolo dessa aliança entre Abrão e Deus.

Moisés subiu ao monte Sinai quando o Senhor o chamou para libertar os israelitas do cativeiro egípcio. (Ver Êxodo 3.) O Senhor prometeu que depois que ele guiasse os filhos de Israel para fora do Egito, eles iriam “[servir] a Deus neste monte”, ou seja, o monte Sinai.

A realidade é a Casa do Pai e a promessa é que os discípulos teriam um lugar garantido para ficar nesta casa. Ele diz: “Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês” (v. 2).

Qual é a “casa” que o Senhor prometeu a Davi? Quando Davi se ofereceu para construir uma casa, ou seja, um templo, para o Senhor (ver 2 Samuel 7:1–3), o Senhor respondeu que de fato o filho de Davi a construiria (ver os versículos 12–15; ver também 1 Crônicas 17:1–15).

Ele contém várias promessas:A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;Esse convênio seria ...

Querer cumprir uma promessa não é garantia de que ela será cumprida. É preciso esforço, o empenho e saber o caminho para cumprir. Muitas vezes as promessas não são cumpridas porque o que parece fácil na verdade não é. Muitas vezes prometemos alguma coisa porque algo nos impediu de já ter realizado de forma tranquila.

Quem vive de promessa é santo”, declarou. “Ele se comprometeu em retirar as palafitas e não assumiu o compromisso”, acrescentou.

Aliança é a união entre duas ou mais entidades em prol de um objetivo comum, podendo ocorrer entre pessoas, empresas, sociedades, partidos, países etc. Aliança é o nome do anel simbólico usado pelos casais para concretizar um compromisso, um noivado ou casamento.

Seu objetivo é “garantir a liberdade e a segurança de seus membros por meios políticos e militares”, segundo seu site oficial.

No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Dessa maneira, esse simples objeto ganha um significado muito simbólico: representa um elo material entre duas pessoas emocionamente envolvidas, as quais compartilham sonhos, alegrias e até mesmo os percalços da vida cotidiana.

Na Bíblia, é contado o episódio em que surgiu o primeiro arco-íris. Em Gênesis 9:16, Deus afirma que o arco-íris serve como lembrança de uma aliança feita por Deus com o homem, aliança que indicava que Deus não voltaria a enviar um dilúvio para destruir com a vida na Terra.

A Alexa está super em alta no Brasil, mas são tantas opções diferentes de dispositivos Echo, que fica difícil escolher.

Eles representam amor, saúde, prosperidade, sorte, bênçãos, alegrias e sucesso. Portanto, cada fio do anel toma para si um desses significados, fazendo com que a joia como um todo seja símbolo de sorte e de boas virtudes.

Segundo os registros históricos, os faraós egípcios foram os primeiros a usar o anel com o intuito de representar a eternidade. Isso, principalmente pelo formato da joia ser circular; sem um começo ou um fim.

Origem há 3.500 anos a.C.
Os primeiros registros do uso de alianças matrimoniais remontam à Antiguidade, mais precisamente em torno de 3.500 a.C. Tanto os egípcios quanto os hindus usavam anéis que identificavam o vínculo, o elo, a aliança entre duas pessoas.