Qual era a promessa de Deus para José?

Perguntado por: idias6 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

34 E o Senhor jurou a José que preservaria a sua semente para sempre, dizendo: Suscitarei Moisés, e haverá uma vara em sua mão, e ele reunirá o meu povo, e guiá-lo-á como um rebanho, e ferirá as águas do Mar Vermelho com a sua vara.

A sabedoria de José o levou a lugares altos, e isso é muito nítido. A forma como ele conduzia as questões que lhe eram encarregadas, fugia para além do que “deveria ser feito”, para uma visão completamente expandida de avanço e resultados.

O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha.

Pois bem, José foi um jovem teimosamente abençoado por Deus. Potifar percebeu que Deus abençoava seu escravo em tudo o que ele fazia e que, por causa de José, Deus abençoava tudo o que era seu tanto em casa como no campo (Gn 39.2-3).

Tinha Davi trinta anos quando começou a reinar e reinou durante quarenta anos. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério.

O favoritismo de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos. Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

Último capítulo da novela 'Gênesis': José faz as pazes com Judá. 'Te amo!' A novela 'Gênesis' chega ao fim nesta noite (22) e mostra Judá (Thiago Rodrigues) e José (Juliano Laham) fazendo as pazes e o pastor entregando a progenitura ao irmão.

Três vezes, na história de José, a frase “Mas o Senhor estava com ele” (Gênesis 39:2, 21, 23) é repetida, lembrando-nos de que, por mais terrível que seja a forma como somos tratados – vendidos, traídos, falsamente acusados, injustamente presos, esquecidos – a presença de Deus pode nos ajudar a passar pelos momentos ...

Ele entendia o propósito de Deus na sua vida e por isso, o seu coração estava cheio de perdão. Mesmo diante da atrocidade feita por seus irmãos. Assim, José perdoa com a graça que recebeu de Deus Pai.

Proteger a Igreja de Cristo e nos ensinar a cuidar das coisas de Deus com zelo, simplicidade e diligente serviço são lições que podemos e devemos aprender com José.

A explicação é porque José é o primeiro filho dele com Raquel, a mulher que sempre amou. Além disso, o pastor sempre gostou do interesse de José pelos ensinamentos de Deus. “Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.

Desejo de vingança José provavelmente tenha tido quando vê seus irmãos.

2 E o Senhor estava com aJosé, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. 3 Viu, pois, o seu senhor que o Senhor estava com ele, e que tudo o que fazia o Senhor aprosperava em sua mão. 4 José achou graça aos seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.

E seus irmãos concordaram. Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Certa vez, ele sonhou com onze feixes de grãos, cada um representando um de seus irmãos, curvados para seu feixe. Em outro sonho, que José relatou fielmente, o sol (representando seu pai), a lua (sua mãe) e onze estrelas (sem suposições aqui), todos se curvaram a ele.

Judá sugere vender José como escravo - Gênesis.

“José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos e comprado por Potifar, que era capitão da guarda do Faraó. José, mesmo na servidão, transformou todas as experiências e situações pelas quais passou em algo bom, por mais difíceis que fossem.

Seguindo ordens do Faraó, José abriga seus familiares na melhor região do Egito, Ramsés, onde ganham propriedades, se instalando na região. O herdeiro, sempre considerado favorito pelo pai, não vai permitir que lhes falte nada, ainda que a crise da fome se abale com o passar dos meses.

Governador do Egito finalmente consegue ficar com seu amor
Nos próximos capítulos de Gênesis, após José (Juliano Laham) ser nomeado governador do Egito e receber a mão de Asenate (Letícia Almeida) em casamento por ordem do Faraó (Fernando Pavão), o casal se prepara para o tão esperado casório.

110 anos

José viveu muitos anos no Egito até sua morte com 110 anos , mas nunca se esqueceu da aliança de Deus para o povo de Israel. Essa aliança foi a de que a terra de Canaã, onde morava seu pai Jacó, seria dada à Abraão e seus descendentes.