Qual foi o grande pecado de Salomão?

Perguntado por: lnovaes . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio.

Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor, e não perseverou em seguir, como fizera Davi, seu pai. Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai. Ele pecou contra o SENHOR e não foi fiel a ele como Davi, o seu pai, havia sido.

1 O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.

A mulher negra, na Bíblia, tem como símbolo, Sulamita, ou a Rainha de Sabá, que manteve intenso amor com Salomão, cujo relacionamento é descrito em detalhes em ” O Cântico dos Cânticos”.

C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.

Assim, frequentemente Salomão fala da vaidade ao enfatizar a incompreensão humana diante dos propósitos soberanos de Deus. Ele observa a sabedoria e as obras dos homens e percebe como tudo isso é frágil, vazio e transitório diante do Deus que governa todas as coisas debaixo do sol de acordo com o seu plano eterno.

"Senhor, Deus de Israel, não há Deus como tu em cima nos céus nem embaixo na terra! Tu que guardas a tua aliança de amor com os teus servos que, de todo o coração, andam segundo a tua vontade. 24 Cumpriste a tua promessa a teu servo Davi, meu pai; com tua boca prometeste e com tua mão a cumpriste, conforme hoje se vê.

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. Olhe firme para frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo.

Naquela noite, o SENHOR Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: — O que você quer que eu lhe dê? Ele respondeu: — Tu sempre mostraste grande amor por Davi, meu pai, teu servo, e ele era bom, fiel e honesto para contigo.

Fascinado com tamanha humildade, Deus o transformou no homem mais rico, sábio e vitorioso de todos os tempos. Salomão agia de acordo com determinadas regras de conduta que foram registradas no Livro dos Provérbios e que devem ser seguidas por aqueles que desejam construir uma vida feliz, íntegra e bem-sucedida.

Salomão

Salomão, cujo nome significa “o pacífico”, foi o segundo filho do rei David de Israel, “o escolhido por Deus” e uma das suas últimas esposas, Betsabé, e embora não fosse o primeiro na linha de sucessão, foi investido rei quando tinha cerca de 15 anos de idade, antes de o pai morrer.

Também construiu lugares de adoração, onde todas as suas mulheres estrangeiras queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus próprios deuses. O SENHOR, o Deus de Israel, havia aparecido a Salomão duas vezes e lhe havia ordenado que não adorasse deuses estrangeiros.

Salomão, que reinou entre 970 e 930 a.C.,de acordo com o livro dos Reis, chegou a ter 700 esposas princesas e 300 concubinas.

A pureza do motivo dele agradou ao Senhor e foi a razão que Deus lhe deu tantas outras coisas. A fama do rico rei de Israel se espalhou, principalmente por causa da sua grande sabedoria. Ele foi conhecido internacionalmente por essa capacidade de julgar retamente as questões.

Salomão foi coroado rei de Israel com apenas 12 anos de idade, onde governou aproximadamente entre 971 e 931 a.C. Ele é considerado a pessoa mais sábia e rica que já habitou este planeta. Seu patrimônio líquido era superior a US$ 2 trilhões. O trilionário sabia muito sobre riqueza e poder.

Jerusalém foi destruída 12 vezes, sitiada 20 e outras 50 capturada.

No ano 70 d.C, o Segundo Templo foi destruído pelo general romano Tito, que recebeu a tarefa de sufocar uma revolta na então Judeia. Jerusalém foi incendiada e, do templo, sobrou apenas o Muro.

Hoje o que resta, erguido, do Templo é o Muro das Lamentações, usado pelos judeus como lugar de oração.