Qual foi o pecado de Samuel?

Perguntado por: fsalazar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Enquanto os israelitas estavam reunidos para confirmar Saul como seu rei, Samuel os repreendeu por sua ingratidão e os exortou a seguir o Senhor. Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

O capítulo 8 de I Samuel relata que o Senhor consolou Samuel, dizendo que o povo não tinha rejeitado Samuel, mas, sim, o Senhor. Mais tarde, eles deixaram de acreditar que a arca da aliança fosse a fonte de sua proteção e passaram a crer que um líder forte era o segredo do sucesso.As nações vizinhas tinham reis.

1012 a.C., Ramah in Benjamin

Joel e Abias foram os dois filhos de Samuel na Bíblia. Eles julgaram a Israel quando o profeta Samuel já estava com a idade avançada. O problema é que os filhos de Samuel não seguiram o exemplo de seu pai, e foram corruptos em suas responsabilidades.

Um dos temas principais de I Samuel é a importância de honrarmos ao Senhor. Em I Samuel 2:30, lemos: “Aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados” (ver também I Samuel 2:9).

Desolado, Samuel é apunhalado pelos próprios filhos em Reis.

Ana dedicou a vida de Samuel ao Senhor. Para cumprir seu voto, apresentou o menino - já desmamado - ao sacerdote Eli e agradeceu a Deus pelo milagre concedido (1 Samuel 1:27-28). O agradecimento também veio em forma de oração em 1 Samuel 2:1-10, onde Ana declara a sua fé em Deus.

Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem.

Não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, não querendo que eu seja o seu rei. Desde que os tirei da terra do Egito, têm-me abandonado muitas vezes para adorarem outros deuses; agora estão a portar-se contigo da mesma maneira. Ouve-os, pois, mas avisa-os sobre o modo como os seus reis os irão governar.»

Entretanto, Samuel respondeu: “Não voltarei contigo: porquanto rejeitaste a Palavra do SENHOR, também o SENHOR te rejeitou como rei sobre Israel!

Sim, o profeta Samuel foi casado, mas a Bíblia não menciona o nome da esposa dele. Em "Reis" ela vai se chamar Eloá. Eles tiveram dois filhos: Joel e Abias, mas pelo que a Bíblia diz, eles não eram tementes ao Senhor e não andaram no mesmo caminho que o pai.

e Samuel dormia no interior do templo, onde se encontrava a arca da aliança.

Foi Samuel que ungiu os reis Saul e depois Davi. Além disso, incentivou outros jóvens que desejavam seguir um chamado da parte do Senhor e exortava a todo o Israel ao arrependimento.

I Samuel 2:12–17, 22—Os Pecados dos Filhos de Eli. De acordo com a lei de Moisés, os sacerdotes deviam receber parte do sacrifício para seu sustento, mas só deviam recebê-lo depois que a gordura fosse queimada no altar, e não deviam receber mais nenhuma porção.

O livro de II Samuel narra a unção e o reinado de Davi como rei de Israel. Davi é lembrado como o maior rei da história de Israel. Graças à fidelidade de Davi, o Senhor o abençoou e o honrou. Contudo, II Samuel ilustra que até os mais justos podem cair se não forem diligentes em cumprir os mandamentos.

Continuar lendo Quem é o anjo Samuel?