Qual foi o grito da Proclamação da República?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Heis de ver-nos lutar e vencer! Liberdade! Liberdade! Seja um grito soberbo de fé!

Pedro até as margens do Ipiranga em 7 de setembro de 1822. Os antecedentes da história da Independência do Brasil têm vários aspectos, mas cabe destacar os fatos que ocorreram em São Paulo e foram determinantes para a vinda do príncipe D. Pedro, culminando com o grito do Ipiranga.

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 200 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

O grito do Ipiranga”, 7,60 m x 4,51 m, Pedro Américo, 1888.

Em 7 de setembro de 1822, próximo ao riacho do Ipiranga, D. Pedro I, que seguia viagem de Santos para São Paulo, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. O ato marcou a Independência do Brasil, colocando fim ao domínio português e permitindo a conquista da autonomia política.

Esta ocasião também é chamada de "Grito de Independência", pois, segundo a tradição, Dom Pedro teria dito em alto e bom som a frase "independência ou morte" à guarda que o acompanhava às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. Contudo, não há um consenso entre historiadores quanto a veracidade desse grito.

A independência do Brasil foi proclamada por Dom Pedro I às margens do riacho Ipiranga, localizado na cidade de São Paulo, em 7 de setembro de 1822. O episódio é conhecido também como "Grito da independência", pois Dom Pedro teria dito as palavras: Independência ou morte.

Na ocasião, D. Pedro I estava sofrendo de problemas intestinais (que não se sabe sua origem específica). O príncipe regente leu todas as notícias e ratificou a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga, conforme registrado na história oficial.

("Finalmente o Céu" em Latim) - utilizado pelos cruzados na terra Santa; Dieu le veut ! ("Deus o quer" em Francês) - utilizado pelos cruzados franceses; Sant'Iago !

Pedro I montado num cavalo, segurando uma espada e gritando "Independência ou morte!" às margens do Ipiranga, em meio a uma enorme comitiva, é conhecida pela maioria dos brasileiros que estudam a história do país.

Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é de 7 de setembro de 1822, ocasião em que ocorreu o evento conhecido como o Grito do Ipiranga, às margens do riacho Ipiranga na cidade de São Paulo. Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi aclamado D.

Foi pelas 16,30 horas que d. Pedro proclamou a Independência.

No decorrer do dia 15, as movimentações políticas fizeram José do Patrocínio proclamar a república na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Com isso, marechal Deodoro da Fonseca acabou tornando-se o primeiro presidente do Brasil.

Foi feita em 1893 pelo artista norueguês Edvard Munch, que utilizou tinta a óleo, têmpera e giz pastel sobre cartão. A composição mede 91 x 73,5 cm e se encontra atualmente na Galeria Nacional de Oslo, na Noruega. É considerada uma obra-prima, pois o artista conseguiu traduzir o sentimento de angústia e solidão.

Edvard Munch

“Só pode ter sido pintado por um louco”: assim diz uma pequena inscrição feita a mão em um canto de O grito, a tela mais famosa do artista norueguês Edvard Munch (Løten, 1863 – Skøyen, 1944), pintada em 1893.