Qual foi o importante acontecimento histórico dos anos 60?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Os anos 60 foram marcados pelo início da ditadura militar no Brasil e por revoluções que deixaram muitas lições para a história. A década de 60 também foi um ano de revolução na cultura brasileira. Em específico na música brasileira houve uma revolução em forma de protestos.

O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado em 1960, na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), com a finalidade de padronizar as unidades de medida das inúmeras grandezas existentes a fim de facilitar a sua utilização e torná-las acessíveis a todos.

A década de 1960, sem dúvida, marcou o mundo da moda e valorizou o estilo individual. Se antes os modelos de roupas eram ditados pelas passarelas e pelas elites, nessa época, os jovens levantaram a voz, defendendo não apenas o seu estilo de vida, mas também a forma particular de se vestir.

A diversidade dos ritmos e a indústria cultural
No âmbito musical, os anos 60 foram marcados pelo rock e pela black music que teve sua origem nos EUA em meio ao surgimento do movimento negro e da ascensão de Martin Luther King como um dos líderes desse movimento.

8 de janeiro: A bandeira de Minas Gerais é instituída. 12 de março: Os primeiros imigrantes coreanos chegam ao Brasil. 20 de abril: Iniciam os Jogos Pan-Americanos, realizados na cidade de São Paulo. 5 de maio: Terminam os Jogos Pan-Americanos, realizados na cidade de São Paulo.

O movimento Hippie surgiu nos anos 1960, quando os jovens conscientes mostraram que não estavam dispostos a viver da mesma forma tradicional e conservadora da maioria das famílias naquela época. Foi a década mais contestadora do século passado.

A eleição presidencial brasileira de 1960 foi a décima sétima eleição presidencial e a décima quinta em sufrágio direto. Foi a última eleição antes do Golpe Militar de 1964 que instaurou uma Ditadura Militar no país.

Resposta: A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas. O rock ganhou um caráter político de contestação nas letras. A música espelhava tensões sociais e desempenhava um importante papel na cultura.

No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa [como os Beatles].

No cinema, Brigitte Bardott, Catherine Deneuve e outras musas ditavam a moda para as mulheres, além da icônica modelo dos cabelos curtinhos, Twiggy. Foi nessa década também que a estilista britânica Mary Quant criou a minissaia e popularizou as hot pants.

A juventude representa possibilidades de mudanças e inovações na sociedade. Nas décadas de 60 e 70, jovens de várias partes do mundo iniciaram uma fase conhecida por movimento de Contracultura.

Tendências artísticas dos anos 60.
Esta década é caracterizada por duas tendências:(1) a abertura à experimentação de suportes e meios expressivos;(2) o retorno a figuração. Nos anos 60 diversos artistas fazem a crítica a abstração geométrica e abrem espaço para a nova figuração.

No Brasil,os anos de 60 e 70 foram reconhecidos como anos de mudanças, as quais promoveram transformações na estrutura da produção e da sociedade, nos comportamentos políticos e nas manifestações culturais.

15 de junho: Presidente João Goulart sanciona a lei que eleva o território do Acre à categoria de estado. 17 de junho: A Seleção Brasileira de Futebol conquista o segundo título da Copa do Mundo da FIFA, derrotando a Tchecoslováquia por 3 a 1 com os gols de Amarildo, Zito e Vavá em Santiago, Chile.

22 de Novembro - O então Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy é assassinado em Dallas no Texas, logo após o seu assassinato seu Vice-presidente Lyndon B. Johnson assume o cargo no seu lugar.

Em 1962, o mundo vivia seu momento mais tenso da Guerra Fria, com o episódio da “crise dos mísseis”. Os EUA descobriram mísseis soviéticos em Cuba. Pouco antes, o governo de John Kennedy havia decretado bloqueio naval à ilha caribenha e tentado, sem sucesso, derrubar o governo de Fidel Castro.

O movimento hippie surgiu na cidade de São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, na década de 60. Os hippies pregavam o amor livre, o respeito à natureza, ao pacifismo e à uma vida mais simples, sem preocupações consumistas.

A década de 1960 começa com uma outra recessão. A taxa de desemprego permanece alta. Entre 1963 e 64, uma nova recessão ameaça a economia e o governo toma medidas para combatê-la, baseadas nos princípios da chamada New Economics (corte de impostos e incentivo ao consumo).

Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.

Nessa época, a TV procurava ganhar espaço entre o rádio e o cinema. Já na década de 60, a televisão começa a ser mais criativa: produz shows de auditório, programas humorísticos e de calouros, o que faz desabrochar essa nova indústria, partindo-se então para o lado da expectativa comercial que a TV proporcionava.

A minissaia é conhecida como um grande divisor de água no vestuário feminino. Com sua origem datada da década de 60, e seu berço a movimentada e efervescente Londres da época, o bottom foi um marco para a liberdade das mulheres.