Qual foi o milagre de Santa Luzia?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Conta a história, que um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia. Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele volta a enxergar.

"Segundo uma narrativa edificante do final da Idade Média, o pretendente de Santa Luzia havia ficado fascinado pela beleza e brilho de seus olhos. Então, ela os arrancou e os ofertou a ele. Entretanto, para espanto de todos, seus olhos se restabeleceram milagrosamente, ainda mais formosos que antes", diz ele.

Santa Luzia inspira a fidelidade, amor e uma dedicação total do nosso coração e do nosso corpo a Deus. Afinal, a castidade é uma virtude a que são chamados os consagrados e os casados, pois todo cristão é chamado a ser todo de Deus.

"Santa Luzia, cujo nome significa luz, é a portadora da luz e a protetora dos olhos", explica Alves. "Segundo uma narrativa edificante do final da Idade Média, o pretendente de Santa Luzia havia ficado fascinado pela beleza e brilho de seus olhos. Então, ela os arrancou e os ofertou a ele.

No sincretismo religioso, Santa Luzia é Oxum Opará, qualidade que une o caráter de Oxum e de Iansã, ligando aspectos de uma mulher vaidosa e guerreira.

Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos… Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal.Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.

No momento de acender uma vela, o fiel é chamado a reservar um momento de oração e conexão com Deus, colocando amor, verdade e fé nesse gesto de devoção.

Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos.

O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.

A imagem, com 12 metros de altura está localizada próximo ao espaço Arte da Terra, como no ano passado e vai permanecer no local, mesmo após os festejos. As luzes de Santa Luzia foram acesas no momento em que a procissão de abertura passou no local, com toda a comitiva da diocese de Mossoró.

A cidade se vestiu de verde e vermelho - cores das roupas da padroeira - para homenagear Santa Luzia. A caminhada saiu da paróquia de São Manoel em direção à Catedral às 17h40.

Recolha-se em oração e reze com fé. A cada dia da Novena de Santa Luzia, reza-se a mesma oração. Preste atenção a cada frase desta oração. É profunda; reflete momentos marcantes da vida de Santa Luzia; mergulha na sua santidade e, através dela, pedimos sua intercessão diante de Deus por nossas necessidades.

A Bandeira de Santa Lúcia foi adotada em 1 de Março de 1967. A cor azul representa fidelidade, o céu tropical e águas do Mar do Caribe. O amarelo representa a prosperidade e o sol do Caribe. O preto e o branco representam a mistura de raças que deram identidade à ilha.

Nas suas últimas palavras, Luzia se extasia de joelhos e tira de si as últimas inspirações e o verdugo, com a espada afiada lhe dá o derradeiro golpe no pescoço, cortando-lhe a cabeça. Era o dia 13 de dezembro de 304 d.C.", narra ele, sobre o martírio da santa.

Obá é uma orixá feminina, deusa das águas revoltas. É guerreira e caçadora, protetora do equilíbrio e da justiça. A lenda iorubá diz que Obá está sempre junto de Nanã, e tem uma forte rivalidade com Oxum, pois as duas teriam disputado o amor de Xangô. Representação no cristianismo: Santa Joana D'Arc.

Oração da Santa Teresinha para a cura de enfermos.

Oração para curar problema nos olhos. Ó Deus, a vós recorro por intermédio de Santa Luzia, virgem e mártir, padroeira de todos os que sofrem de doenças dos olhos, afastai ou curai as doenças que prejudicam nosso olhar. Dai-nos olhos atentos às vossas maravilhas, as necessidades e aos sofrimentos de nossos irmãos.

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz. Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão (“Luzia” deriva de “luz”), já era exaltada desde o século V.

Acender velas virtuais é uma forma de manter acesa a chama divina que emana da nossa fé. Todas as intenções serão moderadas e após enviadas para serem rezadas às quartas-feiras na missa das 19:30 e depois serão removida do site automaticamente.

Hoje, 13 de dezembro, é comemorado O Dia de Santa Luzia, que foi relacionada ao Orixá Iyewa ou Ewá. As duas têm em comum o comando da visão humana. O culto de Ewá é originário de terras Mahin do antigo Dahomé onde era chamada de Vodun Asa labé.

Santa Quitéria martirizada segura a cabeça.