Qual foi o pecado de Isaac?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Isaque (Guilherme Dellorto) cometerá o mesmo erro de Abraão (Zécarlos Machado) em Gênesis. O filho do profeta chegará em Gerar e dirá para Abimeleque (Leonardo Franco) que Rebeca (Barbara França) é sua irmã. Ele temerá que o rei carrasco tome a ruiva para si, e a mentira logo será descoberta.

Isaque é o filho da promessa. Assim é possível imaginar a responsabilidade que ele carregava desde a infância. Quem conhecia a história de seus pais já o olhava com outros olhos, enxergando-o como um verdadeiro milagre e, mais do que isso, que por meio dele uma grande nação se formaria.

Gênesis 22—Por Que o Senhor Pediu a Abraão que Sacrificasse Isaque? “Por que o Senhor pediu uma coisa dessas a Abraão? Porque, sabendo qual seria seu futuro e que ele seria pai de uma posteridade incontável, Ele estava determinado a testá-lo.

Isaque temerá a possibilidade de perder Rebeca para Abimeleque. Ele escolherá mentir para o rei de Gerar e lhe dirá que a ruiva é sua irmã.

Deus impede sacrifício de Isaque: “Eu sei que você teme a Mim” – Gênesis.

Assim como seu pai, Abraão, Isaque teve muita confiança em Deus, e, por isso, é citado no livro de Hebreus como um herói da fé para sua família e também para nós.

Isaque foi a representação de Jesus. O que Abraão quase fez foi o que Deus teve que fazer pela humanidade. Deus sacrificou o seu único Filho não só para provar o Seu amor por nós, mas para nos salvar de nossos delitos e pecados, no entanto, muitos só se aproveitam disso, não valorizam, não mudam de vida.

Gênesis 21:1–8—Sara e Abraão têm um filho, Isaque. Gênesis 22:1–14—É ordenado a Abraão sacrificar Isaque, mas a vida de Isaque é poupada. Gênesis 22:15–19—Grandes bênçãos são prometidas a Abraão.

Jacob num determinado momento da história passou a se chamar Israel. Por que Isaac não mudou de nome? Porque quem deu o nome para Isaac foi o próprio Criador.

Viver a Palavra de Sabedoria. Ser totalmente honesto. Freqüentar as reuniões da Igreja e guardar os mandamentos.

Bem, foi isso mesmo, mas não tão rápido assim. Por 20 longos anos Isaque orou por sua amada Rebeca. Ele tinha 40 anos quando se casou e tinha 60 anos quando Rebeca lhe deu filhos gêmeos: Esaú e Jacó.

Alguns fatos da história desse homem ilustram o motivo de utilizá-lo como exemplo. Naquela época, os homens viviam em torno de 200 anos. Quando Abraão tinha 75 anos de idade, Deus mandou que ele saísse do lugar onde morava para ir para uma terra que o Senhor pretendia dar para os descendentes desse homem.

Devido a nossos pecados e a mortalidade, assim como Isaque, nós estamos condenados à morte. Quando não há mais esperança, nosso Pai nos céus provê o Cordeiro de Deus e somos salvos por Seu sacrifício”.

13 Então levantou Abraão os seus olhos, e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

Além disso, Gênesis 26 também é um capítulo importante para relacionar Isaque às promessas pactuais de Deus feitas a Abraão. Isso fica claro no fato de que nesse capítulo por duas vezes Deus fala com Isaque acerca das promessas da aliança.

Era uma região fértil e bem regada.
Foi nessa região que ocorreu a sede do primeiro reino filisteu que se conhece na história. Ficava entre os desertos de Cades e de Sur. No que diz respeito à sua localização perto de Gaza e Bersebá.

16 Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já é muito mais poderosos do que nós. 17 Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou.” O resultado da benção de Deus na vida de Isaque gerou também sua expulsão da cidade.

Ele prometeu que faria de Abraão pai de uma nação. Isaque, seu filho, é fruto desta promessa, que se estende de geração em geração, até nossos dias. Ele promete não nos desamparar, não nos deixar sós, cuidar de nós e de nossa família.

A Bíblia relata que após algum tempo, quando Isaque já era uma criança crescida, Deus pediu a Abraão que entregasse seu filho como sacrifício. Em obediência, no dia seguinte, Abraão prepara a lenha para o holocausto e segue para o lugar que Deus havia indicado.