O que Abraão fez com Isaac?

Perguntado por: obarbosa9 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Deus mandou Abraão imolar seu único filho, Isaque, e oferecê-lo em holocausto a Ele sobre uma das montanhas de Moriá. E tomou Abraão a lenha do holocausto e um cutelo e levou seu filho ao lugar que Deus lhe dissera. E edificou Abraão ali um altar e amarrou a Isaque e deitou-o em cima da lenha.

Isaque foi a representação de Jesus. O que Abraão quase fez foi o que Deus teve que fazer pela humanidade. Deus sacrificou o seu único Filho não só para provar o Seu amor por nós, mas para nos salvar de nossos delitos e pecados, no entanto, muitos só se aproveitam disso, não valorizam, não mudam de vida.

Tudo que Deus promete a você se cumprirá! E é isso que capacita você a se tornar obediente, temente e capaz demonstrar amor verdadeiro pelo pai. Isaque era o filho da promessa e Abraão o sacrificaria, pois tinha certeza que Deus cumpriria a sua promessa.

36 anos de idade

De acordo com os textos de Gênesis, ela deu luz a Isaac aos 91 anos e morreu aos 127 anos, portanto, Isaac teria 36 anos de idade, ou menos, na época da viagem de três dias até o monte do sacrifício.

Hoje quero refletir sobre um claro erro de Abraão, conforme relatado em Gênesis 12.10-20. No verso 10 lemos: “Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa”. Deus ordenou que ele fosse para Canaã, não ordenou que ele descesse ao Egito.

Além da mentira contada por Jacó, Isaque se enfurece ao perceber a maior preocupação Esaú: o deboche dos amigos. Sendo assim, o homem condena o filho a servir a Jacó e viver longe das terras férteis.

Isaque cometeu três falhas graves – mentira, egoísmo e medo. Afirmando que Rebeca é sua irmã, além de expor a mulher a cobiça dos homens daquele lugar, ele a desrespeitou como esposa. Rebeca era bonita e poderia provocar desejos ilegítimos.

Morte: Isaque morreu com a idade de 180 anos (Gênesis 35:28). Vida espiritual: Paulo fez uma comparação entre Isaque e Sara por um lado, e Agar e Ismael por outro, em Gálatas 4:21-31.

Aos 180 anos, Isaque foi sepultado pelos filhos e recebido no Reino de Deus. Esaú leva Jacó até Isaque, que se emociona ao ouvir a voz do filho após 20 anos. Deus relembra a jornada de Isaque, que faleceu aos 180 anos. Sepultado pelos dois filhos, Isaque foi recebido no Reino de Deus.

Isaque foi o segundo grande patriarca do povo de Deus.
Isaque é filho de Abraão, que foi escolhido por Deus para gerar uma nação escolhida por Deus. Isaque herdou essa promessa de seu pai. Ele viveu sua vida crendo no que Deus havia dito a seu pai e com isso foi o pai da nação escolhida.

Devido a nossos pecados e a mortalidade, assim como Isaque, nós estamos condenados à morte. Quando não há mais esperança, nosso Pai nos céus provê o Cordeiro de Deus e somos salvos por Seu sacrifício”.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

Deus pede a Abraão para sacrificar seu filho Isaque. Abraão mostra obediência ao Senhor, mas um anjo o faz parar. O Senhor providencia um carneiro para o sacrifício.

Abraão servia a um Deus que tem poder para trazer à existência tudo aquilo que não existe. Abraão lutou contra a esperança, pois vivia de acordo com o que o Senhor lhe prometera e, por isso, foi chamado o pai da fé, porque foi além da sua limitação. Ele creu, mesmo quando não havia nenhuma esperança.