Qual foi o primeiro bairro de Goiânia?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Campinas é o bairro mais antigo de Goiânia, capital de Goiás. Mais antigo, inclusive, que Goiânia. O bairro foi fundado em 1810 e Goiânia em 1933.

A primeira região ocupada foi a do Rio Vermelho, onde foi fundado o arraial de Sant'Ana, posteriormente chamado de Vila Boa e mais tarde de Cidade de Goiás.

Dois nomes concorreram: Petrônia e Goiânia. O primeiro foi escolhido por 68 leitores do jornal, enquanto Goiânia obteve menos de 10 votos. Pedro Ludovico, no entanto, por razões que ele nunca revelou a ninguém, preferiu Goiânia e em decreto de 2 de agosto de 1935 formalizou o nome da nova capital.

História. Conforme estudos de Lewis, historiador estadunidense, bairros eram uma forma mais rudimentar de organização populacional sem qualquer preocupação política. Escavações feitas em cidades da antiguidade evidenciam a existência dessas comunidades.

Goiânia foi fundada em 24/10/1933 por Pedro Ludovico Teixeira, foi construída nas terras das fazendas: Crimeia, Vaca Brava e Botafogo, pertencentes ao município de Campinas.

Este artigo foi útil? Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado de Goiás, era povoada predominantemente pelos índios Avás-canoeiros (Tronco Linguístico: Tupi-Guarani) e Tapuias.

Além do sentido exposto pelo professor Alfredo de Castro, a palavra Goiânia se origina de Goyanna, do tupi-guarani, que significa “terra de muitas águas”.

As origens do povo goiano envolvem a presença de povos indígenas, assim como, colonizadores europeus, africanos escravizados e imigrantes vindos de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O povoamento do estado brasileiro de Goiás teve início com uma expedição realizada para Goiás vinda do estado de São Paulo.

Goiânia, capital de Goiás, completa 89 anos agora em 2022. A bela cidade do Cerrado, conhecida por suas abundantes áreas verdes, comemora sua fundação em 24 de outubro em grande estilo, com uma programação variada de shows, desfiles e atividades culturais.

A maioria dessa população muito pobre se concentra na região Noroeste de Goiânia, em bairros como Vitória, Floresta e São Carlos, que por sua vez são vizinhos de outros bairros pobres como o Jardim Curitiba e o Jardim Nova Esperança.

Quebra Caixote

Quebra Caixote é um aglomerado subnormal da região leste de Goiânia. Segundo o IBGE é a maior favela de Goiânia, com mais de oitocentas pessoas morando nela. Localizada ao lado do bairro Leste Universitário, está nas margens da BR-153.

Confira os bairros mais violentos em Goiânia
O Jardim Novo Mundo permanece no topo do ranking desde 2013 e os moradores do bairro confirmam que há completa insegurança na região.

Condomínios que os famosos moram em Goiânia
É claro que os famosos que residem em Goiânia não moram em qualquer lugar e estão reunidos em condomínios luxuosos da capital, entre os principais, o Residencial Aldeia do Vale e o Alphaville Flamboyant.

Caldas Novas

Caldas Novas
A grande campeã, eleita pelo público como a melhor cidade turística de Goiás, é nacionalmente conhecida por suas águas termais, que compõem o maior manancial hidrotermal do mundo e recebem mais de quatro milhões de turistas por ano, do Brasil e de fora do país.

Campinas é o bairro mais antigo de Goiânia, capital de Goiás. Mais antigo, inclusive, que Goiânia. O bairro foi fundado em 1810 e Goiânia em 1933. Conta a história da cidade que em 1824, 14 anos após a fundação do bairro, que surgiu como um povoado, apenas 45 pessoas moravam no local.

História do bairro Ipiranga
O seu surgimento está ligado ao desenvolvimento do Brasil. Foi às margens do rio Ipiranga que D. Pedro I proclamou a independência de nosso país. Os primeiros habitantes foram os índios da aldeia do cacique Tibiriçá e o explorador João Ramalho.

  • Bairros residenciais.
  • Bairros comerciais.
  • Bairros industriais.
  • Bairros mistos.
  • Bairros rurais.

Em lugar de portões dos mais diferentes tipos, havia muretas baixas onde crianças e adultos se sentavam para observar o movimento. Um único poste pode ser visto, no final da rua, à direita. Não se vê um único automóvel na rua toda.

Monte Carlo

Monte Carlo (Mônaco), bairro mais caro do mundo, segundo o Global Property Guide.

O campeão brasileiro em população é Campo Grande, no Rio de Janeiro, com 336.484 pessoas distribuídas por 104,9 km². A capital fluminense também abriga o segundo bairro mais populoso: Bangu, onde vivem 249.133 em uma área de 37,8.