Qual foi o primeiro Patrimônio Cultural?

Perguntado por: afrutuoso7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A cidade de Ouro Preto (MG) foi o primeiro Patrimônio Histórico do Brasil, reconhecido em 1980.

1 – Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais
Foi o primeiro que recebeu o título entre os outros 12 Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil.

A cidade de Ouro Preto (MG) foi o primeiro Patrimônio Histórico do Brasil, reconhecido em 1980.

Brasília (DF) O conjunto urbanístico e arquitetônico de Brasília foi reconhecido como Patrimônio Mundial em 1987 em função da sua monumentalidade. A partir do Plano Piloto, um projeto de Lucio Costa, Brasília foi construída entre 1957 e 1960. A arquitetura da cidade ficou por conta do modernista Oscar Niemeyer.

A Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, adotada em 1972 pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO), tem como objetivo incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.

Patrimônio Histórico Brasileiro
Ele foi criado em 1937 pela Lei n.º 378 no governo de Getúlio Vargas. Essa entidade tem como objetivo proteger e preservar os bens históricos e culturais do nosso país, assegurando assim sua permanência.

A palavra patrimônio vem do latim “patrimonium”, junção da palavra “pater” (pai) e “monium” (recebido). Portanto, em sua origem, o termo estava ligado à ideia de herança, ou seja, patrimônio se relacionava como tudo aquilo que era deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos.

Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, cinco foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
...
São eles:

  • Samba de Roda do Recôncavo Baiano;
  • Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi;
  • Frevo;
  • Círio de Nazaré;
  • Roda de Capoeira.

Os principais exemplos de patrimônio imaterial são: formas de expressão, como a linguagem, o sotaque e as gírias; manifestações culturais, como folclore, tradições, festas, lendas, rituais e danças; símbolos criativos, como culinária, arte, literatura e composições musicais.

3.551, de 4 de agosto de 2000 - que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial - e consolidou o Inventário Nacional de Referências Culturais.

O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pelo ser humano e que definimos como cultura de uma sociedade. De acordo com sua importância, em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade.

Tipos de Patrimônios Culturais
São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

O conceito de patrimônio, na cultura ocidental moderna, de modo geral, se refere a uma gama de coisas, bens de grande valor para pessoas, comunidades ou nações ou para todo o conjunto da humanidade.

Tipos de Patrimônio Cultural
Dentro dos culturais, é possível separar em dois grandes grupos: materiais e imateriais.

O conjunto urbanístico e arquitetônico de Brasília foi reconhecido como Patrimônio Mundial em 1987. Ele foi o primeiro bem contemporâneo reconhecido pela Unesco.

dia 17 de agosto

“O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto, é uma homenagem ao espírito incansável do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Patrimônio cultural no Brasil. O Brasil foi formado através da mistura das tradições europeias, indígenas e africanas. Por isso, existem construções e tradições que fazem parte do Brasil e se desaparecerem, não poderemos contar a nossa história.

O Patrimônio Cultural Brasileiro nos faz ser o que somos. Quanto mais o país cresce e se educa, mais cresce e se diversifica o seu patrimônio cultural. O patrimônio de cada comunidade é importante na formação da identidade de todos os brasileiros.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Exemplos desses bens seriam a paisagem cultural e os vestígios arqueológicos do Vale de Bamiyan, no Afeganistão, em perigo desde 2003, e o Patrimônio Natural das florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia, em perigo desde 2011.

O Sítio Burle Marx é o primeiro jardim tropical moderno a ser inscrito na lista do Patrimônio Mundial.