Qual foi o primeiro sacerdote da bíblia Sagrada?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Arão

Na primeira ordem, a tribo de Levi, Arão foi consagrado à sacerdote por seu irmão Moisés, através da ordenança de Deus. Assim, Arão passou a ser responsável por todos os trabalhos de cunho sacerdotal e seus filhos, posteriormente, também foram consagrados a sacerdotes.

Após finalizar a construção do tabernáculo, Moisés consagra Arão como sumo-sacerdote, diante de Deus, e seus sobrinhos sacerdotes.

Na primeira ordem, a tribo de Levi, Arão foi consagrado à sacerdote por seu irmão Moisés, através da ordenança de Deus. Assim, Arão passou a ser responsável por todos os trabalhos de cunho sacerdotal e seus filhos, posteriormente, também foram consagrados a sacerdotes.

Caifás

Jesus Cristo foi então levado ao Sinédrio, chefiado por Caifás, que era uma assembleia de 75 pessoas, que, além de funções administrativas, tinha o poder de julgar.

O que há são duas palavras distintas: um substantivo – sacerdote – qualificado pelo adjetivo sumo, cujo significado é que é o mais alto ou mais elevado em poder ou categoria, supremo. O plural é sumos sacerdotes.

Poderíamos indicar Zacarias, mas com uma certa atenção.

(Ver Hebreus 9:11–12.) Ele continua a presidir a Sua Igreja. Na dispensação da plenitude dos tempos, a primeira ordenação ao ofício de sumo sacerdote ocorreu em uma conferência da Igreja realizada em Kirtland, Ohio, em junho de 1831. Naquela ocasião, 23 homens foram ordenados sumos sacerdotes.

Muitos homens da tribo de Levi eram chamados para serem sacerdotes nos templos de Israel, mas somente um homem, descendente de Aarão, era chamado para ser o sumo sacerdote (segundo o Sacerdócio Aarônico).

Caifás

Caifás foi o sumo-sacerdote em Jerusalém, durante 18 anos, entre os anos 18 e 36. Era saduceu como se observa, na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos (5, 17).

Quando tudo estava preparado, os sacerdotes entravam regularmente no lugar santo para cumprir seus deveres sagrados. Mas apenas o sumo sacerdote, e só uma vez por ano, entrava no lugar santíssimo.

Nesse sentido, saduceus, fariseus, essênios, zelotes e herodianos formavam os principais partidos políticos e seitas religiosas daquela época.

Se um homem não tiver o sacerdócio, o Senhor não reconhecerá as ordenanças realizadas por ele, mesmo que ele seja sincero (ver Mateus 7:21–23; Regras de Fé 1:5). Essas ordenanças importantes devem ser realizadas na Terra por homens que possuam o sacerdócio.

O sacerdote hoje é aquele que em toda a Sagrada liturgia atualiza este mistério de sacrifício de Jesus. O sacerdote age in persona Christi e, assim, quando ele diz “Isto é o meu corpo… Isto é o meu sangue…” é o próprio Cristo que está falando.

Os sacerdotes eram servos de deus, serviam no templo, viviam para o templo, mas não viviam fora da comunidade. Os sacerdotes ajudavam o faraó a manter a "ordem cósmica" através da realização de rituais que agradassem aos deuses.