Qual foi o protocolo que se tornou padrão até hoje?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

TCP/IP

O modelo TCP/IP se tornou mais tarde o protocolo padrão da ARPAnet, a precursora da internet moderna. Hoje, o TCP/IP é o padrão global para comunicação na internet.

Quais os principais protocolos da Internet?

  1. TCP/IP. Como adiantamos, o TCP/IP é a combinação de dois outros protocolos. ...
  2. HTTP e HTTPS. Entre os mais usados e dos mais antigos, o HTTP (HyperText Transfer Protocol), é o que é usado toda vez que acessamos um site. ...
  3. XMPP. ...
  4. POP, IMAP e SMTP. ...
  5. DHCP. ...
  6. FTP, SFTP e FTPS. ...
  7. SSH. ...
  8. ICMP.

O TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) representa um conjunto de protocolos que permitem que diversos equipamentos que constituem uma rede possam comunicar entre si. É um protocolo estruturado por camadas na qual cada camada utiliza e presta serviços às camadas adjacentes.

Por um lado, o TCP é um protocolo orientado à conexão e fornece a comunicação confiável com vários recursos. Por outro, o UDP é um protocolo de transporte em tempo real sem conexão, que oferece um processo de comunicação mais rápido, mas com pouca confiabilidade.

A diferença entre TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol) é a função de cada um no processo de transmissão de dados. O IP obtém o endereço em que os dados são enviados (seu computador tem um endereço IP). O TCP garante a entrega precisa dos dados assim que o endereço IP for encontrado.

História do TCP/IP
O conjunto de protocolos foi desenvolvido em 1969, no Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ele fez parte do projeto conhecido como ARPANET — uma tecnologia de comunicação entre computadores que, décadas mais tarde, viria a se tornar a Internet como a conhecemos hoje.

UDP é usado quando a velocidade é desejável e a correção de erros não é necessária. Por exemplo, ele é frequentemente usado para transmissões ao vivo e jogos online. Digamos que você esteja assistindo a um stream de vídeo ao vivo, que geralmente é transmitido usando UDP em vez de TCP.

IP vem do inglês "Internet Protocol" (protocolo de rede) que consiste em um conjunto de regras que regem o formato de dados enviados pela Internet ou por uma rede local.

História. O primeiro protocolo a definir mecanismos para transferência de arquivos foi proposto em 1971, desenvolvido para ser implementado em hosts do M.I.T. Em 1972, com a especificação RFC 354, o File Transfer Protocol – FTP é então usado como o protocolo de transferência de arquivos da rede ARPAnet.

Quais são os 6 protocolos de segurança do paciente?

  • Protocolo de Identificação do Paciente. ...
  • Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos. ...
  • Protocolo de Higiene das Mãos. ...
  • Protocolo de Cirurgia Segura. ...
  • Protocolo de Úlcera por Pressão. ...
  • Protocolo de Prevenção contra Quedas.

O protocolo IP, base da estrutura de comunicação da Internet é um protocolo baseado no paradigma de chaveamento de pacotes (packet-switching). Os protocolos TCP/IP podem ser utilizados sobre qualquer estrutura de rede, seja ela simples como uma ligação ponto-a-ponto ou uma rede de pacotes complexa.

O Protocolo de internet (IP) é um protocolo, ou conjunto de regras, para roteamento e endereçamento de pacotes de dados para que eles possam viajar pelas redes e chegar ao destino correto. Os dados que atravessam a internet são divididos em partes menores, chamadas de pacotes.

1969

Já o surgimento do TCP IP se deu em 1969, nos Estados Unidos. Foi utilizado inicialmente pelo Departamento de Defesa, com o objetivo de possibilitar que uma grande quantidade de informações pudessem ser trocadas nos sistemas computacionais dos mais diversos lugares, como órgãos do governo e empresas.

Vantagens do uso do UDP

  • O UDP é uma escolha adequada para fluxos de dados em tempo real, especialmente aqueles que admitem perda ou corrompimento de parte de seu conteúdo, tais como vídeos ou voz (VoIP). ...
  • O UDP também suporta broadcasting e multicasting. ...
  • O UDP não perde tempo com criação ou destruição de conexões.

TCP e UDP são protocolos da camada de transporte.

A grande vantagem do protocolo UDP em relação ao TCP é que ele é rápido, não causa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação de um ponto a outro ponto e de um ponto a vários outros pontos.

No início, o modelo OSI foi o primeiro a ser utilizado, e serve como uma forte referência para nomenclaturas e para as redes. Apesar disso, atualmente é o modelo TCP/IP que tem sido mais utilizado em todo o mundo tanto nas redes que são internas como também nas externas.

O TCP é mais bem utilizado para comunicação direta, na qual uma conexão confiável é necessária, como navegação na web, e-mail, mensagens de texto e transferência de arquivos.

O Modelo OSI (Open Systems Interconnection) foi desenvolvido pela International Organization for Standardization (ISO) no final da década de 1970. A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização internacional de padronização que desenvolvem e publicam normas internacionais.

A maior vantagem e principal característica do TCP/IP,é a garantia de entrega de todos os dados que estão sendo enviados de uma ponta a outra. Existe também, por exemplo, o protocolo UDP, no qual não tem a mesma confiabilidade, pois ele não confere se o dado chegou no destino.