Qual foi o último papa a visitar o Brasil?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O Papa João Paulo II chegou ao Brasil no dia 30 de junho de 1980. Durante 12 dias, percorreu aproximadamente 14 mil quilômetros, visitando Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aparecida do Norte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza.

Exatamente no dia 22 de julho de 2013 o Papa foi ao Brasil por ocasião da 28ª Jornada Mundial da Juventude, que teve por tema "Ide e fazei discípulos de todos os povos!" (cf.

Quando desembarcar no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em 22 de julho, o papa Francisco será o terceiro Pontífice em toda a milenar história da Igreja Católica a pisar em solo brasileiro. Antes dele, João Paulo 2º e Bento 16 estiveram no País, em momentos diferentes da Igreja e com propósitos distintos.

Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503.

Papa Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco foram destaques nas capas de VEJA. Nos últimos cinquenta anos, cinco papas comandaram a Igreja Católica – e todos ilustraram capas de VEJA. Em 1970 saía a primeira reportagem de capa sobre o papa Paulo VI, que foi destaque na revista em mais uma ocasião.

Bento XVI

No dia 8 de fevereiro de 2013. Bento XVI se tornou o primeiro papa a renunciar ao cargo desde Gregório XII, em 1415.

O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente. Cardeal: escolhido pelo papa para compor junto com ele o topo da hierarquia da igreja. Pode ter funções administrativas no Vaticano. Bispo: a Igreja Católica organiza-se juridicamente em regiões.

Em 2013, Papa Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou sua renúncia, em latim, durante uma reunião rotineira com os cardeais presentes em Roma.

A poucos dias da visita do Papa Francisco ao Brasil, o gaúcho Leandro Martins realizou uma façanha que para muitos brasileiros é o sonho de uma vida: se encontrar pessoalmente com o Papa e em pleno Vaticano.

O Brasil teve a honra de receber São João Paulo II em três visitas apostólicas, que ocorreram em 1980, 1991 e 1997. Em cada uma delas, milhões de pessoas foram ao encontro do Papa com a esperança de vê-lo de perto.

João Paulo II foi o primeiro papa a visitar o Brasil. Durante o período em que esteve à frente da Igreja Católica, fez três visitas oficiais. A primeira foi em 1980. Já em sua segunda passagem pelo país, o Papa chegou no dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro de 1991.

Apóstolo Pedro

De acordo com a tradição cristã, Jesus entregou o futuro da Igreja Cristã nas mãos do Apóstolo Pedro e este teria sido o primeiro papa.

O Vaticano é considerado o menor país do mundo.

No dia 30 de junho de 1980, o Papa chegou ao Brasil e, durante 12 dias, percorreu aproximadamente 14 mil quilômetros, visitando Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aparecida do Norte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza.

O Papa João Paulo I, que ocupou o posto por apenas 34 dias em 1978, será beatificado pela Igreja Católica, disse o Vaticano nesta quarta-feira (13).

Francisco deu uma entrevista à rede TVI/CNN Portugal sobre a sua participação na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que está programada para os dias 1º a 6 de agosto de 2023, em Lisboa. Sobre a sua expectativa de estar presente ou não, o Papa respondeu: “Eu pretendo ir. Vai Francisco ou João XXIV.

O papa é o chefe da Igreja Católica. Tecnicamente, os únicos requisitos para se tornar o sumo sacerdote dessa religião são ser homem e católico praticante. Assim, o campo se torna bastante amplo, porém todo pontífice dos últimos séculos foi um cardeal eleito em um conclave papal por outros cardeais.

O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais por meio do Conclave e seu posto é vitalício. Seu cargo eclesiástico é chamado de Papado e sua sede de "Santa Sé".

1. São Pedro. Viveu entre: Século I a.C. - cerca de 67 d.C.

No século XVI, por exemplo, o papa Alexandre VI também era conhecido pela sua extensa prole de filhos – obtidos com três diferentes mulheres – e pelo seu intenso caso com a bela Giulia Farnese.

Quantos papas teve a Igreja Católica? O primeiro papa foi São Pedro que, segundo a ACI Prensa, recebeu de Jesus o Supremo Poder Pontifício, instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do Pai Nosso. E até o final de 2022, o Vaticano teve 266 papas, sendo o Papa Francisco o último selecionado para ocupar o cargo.