Qual foi o valor que José foi vendido?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Em um dos episódios bíblicos do "Gênesis", José, filho preferido de Jacó, é vendido por seus irmãos para mercadores por 20 moedas.

Mina ou Arrátel (Esdras 2:69): correspondia a 50 Siclos. A equivalência atual é de 571,2 g.

Peguei as trinta moedas de prata e lancei-as no tesouro, na Casa do Senhor” (Zc 11,12-13). É justamente essa soma que alguns membros dosinédrio pagam por Jesus. Também nós podemos trair Jesus, vendendo-o por qualquer quantia.

Ele pesava 11 gramas. Ou seja, Judas aceitou entre 330 gramas de prata. Hoje em dia, cada grama de prata vale cerca de R$ 3,00. Então, as 30 moedas valeriam entre 990 reais, que é uma mixaria pela vida de alguém.

A imagem das trinta moedas de prata tem sido usada frequentemente em obras de arte que descrevem a Paixão de Cristo. A frase é usada na literatura e no senso comum para se referir às pessoas que "se vendem", comprometendo uma confiança, amizade ou lealdade para ganhos pessoais.

Além disso, no livro de Êxodo, trinta moedas de prata era o valor a ser restituído por um escravo morto.

Antes de haver dinheiro real nos tempos do Antigo Testamento, as pessoas costumavam pagar com um certo peso de prata ou ouro. A unidade de medida que era usada é o siclo.

No quadro que se refere aos pesos ali temos o siclo. Para 5000 siclos isto resulta em Kilogramas = 56Kg e 200 gramas.

Dividindo por 30 obteríamos 19 reais, que seria o equivalente de 1 siclo.

Naquela época já era comum os soldados utilizarem couraças para proteção contra lanças, flechas e até espadas. A couraça que Golias utilizava pesava aproximadamente 57 kg.

200 siclos = 2.280 gramas = quase 2.300 kg. Portanto, Absalão produzia 2 quilos e 300 gramas de cabelo por ano. Concluindo: Dependendo destes cálculos, falando em aproximação seria um peso entre 2 Kilogramas até 3 kilogramas.

Corresponde à massa de 1.000 kg que ocupa o espaço de 1 m³ de ouro.

Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

Ao desembarcar no Egito, José é vendido para o capitão da guarda do Faraó, Potifar (Val Perré), mediante interferência divina, quando consegue se tornar um dos homens de confiança do poderoso, passando a cuidar de tudo que era dele.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

Evangelho do dia: 30 moedas: Jesus vendido por um preço de escravo.