Qual fruta é bom para infecção intestinal?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

A banana, por exemplo, possui fibras que ajudam a estabelecer uma evacuação eficiente, além de potássio, um dos minerais perdidos durante a diarreia. Também possui prebióticos que ajudam a manter as bactérias boas no trato digestivo e intestinal.

Então, com a falta da lactase, o açúcar do leite acumula dentro do intestino e não deixa que a água seja absorvida, piorando a diarréia. Por isso que para qualquer causa de diarreia em adulto, seja, por exemplo, por uma infecção por vírus, se recomenda não tomar leite.

O suco de limão é um ótimo remédio natural para limpar as impurezas do intestino, eliminando também os micro-organismos responsáveis por infecções. Além disso, também permite regular mais facilmente o transito intestinal, aliviando vários sintomas como dor abdominal, cólicas, perda de apetite e a diarreia.

Já a laranja e a mexerica necessitam cuidado, pois são frutas que contêm bagaço e são ricas em fibras, e podem interferir na recuperação do funcionamento intestinal saudável nos pacientes com diarreia.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

A infecção viral é a mais comum e altamente contagiosa, seus principais agentes são Rotavírus, Norovírus, Astrovírus, Adenovírus e Sapovírus. Já a gastroenterite bacteriana é frequentemente associada à contaminação de água e alimentos e podem ser ligadas às bactérias Salmonella, E.

As infecções intestinais são as doenças gástricas mais comuns que vemos nos consultórios e acometem todas as pessoas pelo menos uma vez na vida. O principal sintoma da infecção intestinal é a diarreia e pode ser originada por água ou alimentos contaminados.

As frutas também podem estar presentes nessa dieta para tratar o intestino. No entanto, como a digestão está comprometida nesse primeiro momento, o ideal é comer apenas maçãs, peras e outras frutas sem a casca (maçã raspadinha, por exemplo, fica uma delícia e é bem leve).

Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.

O ovo pode contribuir para a piora da diarreia por que é um alimento que fermenta durante a digestão, e como o organismo está debilitado com a diarreia, especialmente o intestino, ele não estará produzindo as enzimas para digerir os alimentos com a mesma eficiência, por isso também é indicado evitar leite e derivados, ...

Os remédios caseiros para colite como suco de maçã, chá de gengibre ou chá verde, podem ajudar a aliviar os sintomas relacionados com a inflamação do intestino, como diarreia, dor abdominal ou gases, por exemplo, além de manter o corpo hidratado.

Assim, caso seja recomendado, o médico por orientar o uso de amoxicilina, ciprofloxacina, doxiciclina ou metronidazol, que devem ser usados de acordo com a orientação do médico. Em alguns casos, dependendo do agente infeccioso, pode ser recomendado o uso de antiparasitários, como albendazol ou mebendazol.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Assim, o mamão e a laranja NÃO tem efeito nenhum na piora da diarreia. Não são vilões. Não pioram a diarreia. Portanto, é mito.

Jabuticaba. Pectina é o nome de uma fibra solúvel capaz de auxiliar no ritmo do intestino. A jabuticaba é rica nessa fibra por isso entra na lista como uma fruta que atua beneficamente na flora intestinal de quem tem extrema facilidade em ir ao banheiro.