Que tipo de chá é bom para infecção intestinal?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

4 opções de chá para infecção intestinal

  1. Chá de hortelã-pimenta. O chá de hortelã-pimenta é uma boa alternativa para complementar o tratamento da infecção intestinal porque alivia a inflamação e acalma a irritação da parede do intestino. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Chá de alcaravia (Carum carvi) ...
  4. Chá de gengibre.

As infecções intestinais são as doenças gástricas mais comuns que vemos nos consultórios e acometem todas as pessoas pelo menos uma vez na vida. O principal sintoma da infecção intestinal é a diarreia e pode ser originada por água ou alimentos contaminados.

A indicação em casos de gastroenterite é que se evite ingerir alimentos ricos em fibra, gordura e açúcares, ultraprocessados e refinados durante e até 10 a 15 dias após a doença. Isso porque o estômago fica debilitado e a digestão, deficiente.

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

A infecção viral é a mais comum e altamente contagiosa, seus principais agentes são Rotavírus, Norovírus, Astrovírus, Adenovírus e Sapovírus. Já a gastroenterite bacteriana é frequentemente associada à contaminação de água e alimentos e podem ser ligadas às bactérias Salmonella, E.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

Além disso, deve-se evitar alimentos que aumentam a formação de gases, como repolho, ovo, feijão, milho, ervilha e sobremesas ricas em açúcar, pois favorecem a diarreia e aumentam a dor abdominal.

“Nos casos mais graves, quando a infecção é mais intensa, todos estes sintomas e sinais são aumentados e o paciente pode ter uma desidratação rápida que pode levá-lo a hipotensão, com sudorese profusa, palidez e estado de choque (chamamos de hipovolêmico) com perda da força muscular, desmaios e até a morte”, alerta.

A banana, por exemplo, possui fibras que ajudam a estabelecer uma evacuação eficiente, além de potássio, um dos minerais perdidos durante a diarreia. Também possui prebióticos que ajudam a manter as bactérias boas no trato digestivo e intestinal.

5 remédios caseiros para dor de barriga

  • Chá de erva-doce com camomila. O chá de erva-doce com camomila possuem propriedades calmantes e digestivas que ajudam a aliviar a dor de barriga, a diarreia e o excesso de gases. ...
  • Chá de erva-cidreira e camomila. ...
  • Chá de boldo. ...
  • Chá de louro. ...
  • Chá preto com limão.

Já a laranja e a mexerica necessitam cuidado, pois são frutas que contêm bagaço e são ricas em fibras, e podem interferir na recuperação do funcionamento intestinal saudável nos pacientes com diarreia.

Entenda a infecção intestinal
Esse agente (patogênico) pode ser qualquer tipo de microorganismo que causa doença na região, como parasitas, fungos, vírus e bactérias. Podem entrar no corpo de diversas formas, como pela ingestão de alimentos e água contaminados. Pode acontecer também por higiene inadequada.

Os alimentos feitos de farinha de trigo refinada devem ser evitados em quem doença inflamatória intestinal, principalmente no período de atividade de doença.

Como fazer o detox intestinal
Esse “choque” só é possível com mudanças na alimentação. Sendo assim, a dieta deve ser ajustada e o consumo de alimentos ricos em fibras e probióticos deve aumentar. Dessa forma, o intestino passa a funcionar melhor e a digestão torna-se mais fácil.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Purê de legumes, como batata, cenoura, mandioca, inhame, abobrinha ou abóbora; Arroz branco, macarrão, pão branco, amido de milho, mingau em água e macarrão; Frango, peru e peixe, de preferência desfiado; Gelatina ou biscoito tipo cream cracker.

Alimentos que devem ser evitados
Na dieta da síndrome do intestino irritável, é importante evitar alimentos que sejam estimulantes como o café, chocolate, bebidas energéticas, chá preto e chá verde, além de também não ser recomendado o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos com corantes artificiais.

Os alimentos mais indicados são carboidratos de fácil digestão (arroz branco, pão branco, macarrão branco e frutas sem casca), e proteínas com baixo teor de gordura (peixes brancos, frango sem a pele, tofu, ovo e cogumelos).

Coma arroz branco, batata inglesa, batata doce, batata baroa (mandioquinha), banana, biscoito salgado, cenoura, cará, farinhas brancas em geral (farinha de trigo, farinha de mandioca, farinha de rosca), inhame, amido de milho, macarrão e massas em geral, mandioca, pão branco e/ou polvilho.