Qual hierarquia dos índios?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Cada tribo possui um cacique (espécie de chefe) e um pajé (espécie de sacerdote conhecedor de ervas, rituais e aspectos culturais da tribo). Cada tribo possui aspectos culturais (danças, jogos, crenças, rituais) que a diferencia de outras.

O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.

Não existe um casamento indígena, mas multiplicidade de costumes indígenas que variam conforme o povo, portanto diferentes casamentos indígenas, cada qual com suas peculiaridades. Um exemplo emblemáticos surge para o jurista na questão da poligamia/poliandria.

Maria de Lourdes da Conceição Alves, conhecida como Cacique Pequena, é considerada a primeira mulher cacique do Brasil.

Na escolha do cacique, considera-se a tradição, a hereditariedade (descendência patrilinear), a experiência e o prestigio conquistado pela família, bem como a participação histórica desta nas lideranças do grupo.

Enquanto que os pajés são considerados líderes espirituais e curandeiros de uma tribo indígena, os caciques são os chefes políticos e administrativos da aldeia. O cacique, assim como o pajé, é um dos membros mais importantes da tribo, sendo responsáveis pela ordem e bom funcionamento da comunidade indígena.

1 Chefe indígena em diversas tribos da Amazônia; morubixaba, muruxaua, tubixaba, tuxaua. 2 fig , pej Indivíduo autoritário e dominador, que estabelece suas próprias regras e impõe sua vontade sobre os demais; mandachuva. 3 fig Chefe político de muita influência e poder; figurão: “[…]

A política indigenista adotada era de “proteção” para os aliados e de “guerra aberta” aos índios arredios ao método de colonização. Entretanto, com base nesse princípio, a escravidão indígena era permitida e justificada nas condições de “guerra justa” contra os grupos revoltosos até meados do século XIX.

Um dos principais motivos para a criação da norma que proíbe a aquisição, uso e disseminação de bebidas alcoólicas aos povos indígenas é o fato de garimpeiros se utilizarem do álcool como meio para usurpar os índios e adentrar em suas terras.

Os índios não namoram. Eles simplesmente decidem “se casar”. Costume normal em nossa sociedade atual: muitas pessoas não casam, simplesmente o casal se junta. O casamento entre índios varia muito de tribo para tribo.

Para saber se um indígena responderá pela prática de crime, se ele é imputável, é necessário averiguar se, de acordo com sua cultura, costume e tradição, ele entendia o caráter ilícito de determinada conduta considerada crime em lei.

Muita gente brinca que quem tem chefe é índio, imaginando até que as sociedades indígenas são sempre do mesmo modo, e não são. E nem a ideia de chefe está ligada estritamente a nações indígenas. Dá a impressão de que podemos até diminuir a capacidade de gestão de alguém. Por isso, o preconceito é arriscado.

De acordo com as investigações, o líder indígena recebia cerca de R$ 900 mil por mês para arrendar parte da terra Maraiwatsede para grandes criadores de gado.

As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.