Por que os americanos foram chamados de índios?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Quem o cunhou foi Cristóvão Colombo, genovês que liderou a expedição espanhola que chegou ao Caribe em 1492. Nessa ocasião, Colombo acreditou que havia chegado à Ásia. Como ele estava à procura da Índia, decidiu nomear as populações que aqui ele encontrou como índios.

Colombo acreditou ter chegado à Ásia, e por isso chamou os nativos de “índios”.

Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

Segundo um censo de 2020, existem cerca de 3 727 135 índios nos Estados Unidos. Se somados os descendentes misturados com outras etnias, esse número sobe para mais de 9,7 milhões de pessoas (ou quase 2,9% da população dos Estados Unidos).

Eram os chamados paleoíndios ou paleoamericanos, que tinham uma conformação craniana mais parecida com a dos aborígines australianos e a dos africanos que com a dos índios de traços mongoloides que se conhecem.

O menino era membro da chamada cultura Clóvis, que viveu na América do Norte entre 13.000 e 12.600 anos atrás e é conhecido por suas características machadinhas de mão, espadas e ferramentas de ossos e marfim. A procedência dos ancestrais deste grupo foi tema de uma longa disputa.

Brasil

O Brasil possui maior número de comunidades indígenas. São 305 ao todo. Em seguida está a pela Colômbia, com 102; o Peru, 85; México, 78; e Bolívia, com 39.

O termo "índio" é inadequado porque é uma generalização, que iguala todos os povos desrespeitando as diferenças culturais em geral, além de ser um erro causado pelo olhar do Europeu colonizador, que achou que tinha chegado à Índia.

Aprendi que a América foi descoberta por Cristóvão Colombo no dia 12 de outubro de 1492 quando aportou nas Bahamas.

Colombo acreditou estar na Índia e chamou os nativos de “índios”.

Antes de ser Brasil, o país era chamado pelos índios de Pindorama, que na língua nativa significava “região ou país das palmeiras”.

A hipótese mais aceita para explicar a origem dos índios brasileiros é a de que eles são descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering há 62 mil anos. Estudos arqueológicos recentes estabelecem a chegada dos primeiros habitantes do Brasil à Bahia e ao Piauí entre 20 mil e 40 mil anos atrás.

Cerca de 3 milhões de nativos, os índios, já viviam no Brasil. “Isso descaracteriza a visão tradicional de que teria sido uma descoberta. Na realidade, Portugal não descobriu o Brasil, ele ocupou, invadiu, submetendo dessa maneira diversas nações indígenas.

Último censo do IBGE registrou quase 900 mil indígenas no país; dados serão atualizados em 2022 — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Nação Navajo

Nação Navajo, maior comunidade indígena dos EUA, se isola por coronavírus.

Pedro Álvares Cabral

Em 1500, Pedro Álvares Cabral e aqueles que desembarcaram com ele em busca de ocupar as terras brasileiras, tiveram o encontro com os povos indígenas que habitavam o litoral baiano.

Pedro Álvares Cabral

A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.