Qual joia não tem níquel?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Embora uma peça não contenha níquel em sua composição – tenha somente materiais nobres como ouro, prata e paládio, ainda existe o risco de alergia a esses metais.

Joias Autênticas
A melhor opção de brincos que não causam alergia são os brincos feitos a partir de metais nobres. Esses brincos são feitos de ouro, prata ou platina por exemplo.

Porque a prata não contém o metal chamado níquel. As peças são feitas com 92,5% de prata e o restante é liga(cobre e prata). A prata pura não pode ser utilizada para fazer joias por ser extremamente maleável, podendo sofrer danos facilmente.

Certifique-se de que suas joias sejam feitas de aço inoxidável de grau cirúrgico ou ouro amarelo de 14, 18 ou 24 quilates. O ouro branco pode conter níquel.

Se você possui alergia a bijuterias, é possível recorrer à outros acessórios, como as semijoias. Outra opção possível e não tão caras são as joias de prata. Isto porque, as semijoias possuem uma qualidade excelente de banho de metais nobres.

Características do níquel

  1. Aspecto branco prateado e sólido.
  2. Duro.
  3. Maleável.
  4. Resistente à corrosão e oxidação.
  5. Resistente a altas temperaturas.
  6. Transforma-se em um ímã quando entra em um campo magnético.

A liberação de íons de níquel pode causar reações de hipersensibilidade na cavidade oral, citotoxicidade e dermatite de contato em uma parcela da população, além de ter significativo potencial mutagênico e possivelmente carcinogênico.

A boa notícia é que um estudo realizado pela Mayo Clinic, publicado no periódico Clinical Ophthalmology, revelou os 7 principais grupos de substâncias que causam ou podem causar a DAC. Os compostos do esmalte de unha fazem parte da lista. Mas, no topo do ranking estão os metais, como níquel e cromo.

Para evitar a dermatite de contato por sulfato de níquel é simples: evite usar materiais que tenham sido banhados no metal, ou não ingerindo alimentos que contenham níquel. No caso de botões de calças jeans, podemos revestí-los com tecidos e escolher produtos de níquel que sejam revestidos com outros materiais.

Segundo a alergista Ariana Yang, a alergia a níquel é uma das mais comuns, principalmente nas mulheres. Quem tem esse problema, no entanto, não deve insistir em usar acessórios que dão reações, como alertou a dermatologista Márcia Purceli, porque além da coceira, eles podem até criar processos inflamatórios.

Níquel x alergia
Então, quando em contato com a pele de pessoas suscetíveis, seu sistema imunológico se prepara para reagir, desencadeando problemas como a dermatite de contato. Os sintomas podem surgir algumas horas depois de utilizar o acessório ou, ainda, no longo prazo, depois de alguns contatos com o material.

Tipos de aço inox
Normalmente, as panelas e frigideiras são feitas com graduações 18/0, 18/8, 18/10. Isso significa que a peça em questão possui 18% de cromo e 0, 8 ou 10% de níquel. O aço inox, a depender das concentrações de cromo e níquel, pode ser classificados como austenítico, martensítico e ferrítico.

“O cromo e o níquel são dois componentes presentes nos celulares que estão relacionados com o aumento do número de alergias na pele', afirma Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

PERMITIDO - Pêssegos, peras, bananas, mirtilos, morangos e amoras são todos considerados frutas com baixo teor de níquel. Qualquer um desses exemplos pode ser ingerido fresco ou cozido, mas não processado.

No caso dos brincos, a coceira no lóbulo da orelha pode ser alergia ao níquel, um metal muito comum nos acessórios. Para ajudar a descobrir se o problema é mesmo a bijouteria, você pode tirá-la da orelha por algumas semanas e, caso a coceira passe, significa que a causa da coceira era, de fato, o brinco.

Níquel: segundo Victor, “a causa mais comum de inflamação por causa de brincos é pela presença de níquel em bijuterias. Mas mesmo brincos de outros materiais podem ter pequenas quantidades de níquel suficiente para causar alergia em pessoas suscetíveis”.

Basta passar uma camada generosa na região onde o brinco encosta na orelha, como haste, que vai dentro do furo, bordas e tarraxas. Deixar secar bem e usar. Essa camada impede o contato direto da peça com a pele, que evita a reação alérgica. Você deve repassar sempre que notar que essa camada protetora está danificada.

Se você tiver alergia intensa ao níquel, pergunte ao seu médico se é seguro usar o aparelho. Outras peças de metal do aparelho são feitas com 100% de aço inoxidável e não contêm níquel. Você pode usar essas peças com segurança.

Todas as semijoias são consideradas antialérgicas? Sim. Todas as semijoias são consideradas antialérgicas pois elas não contam com o níquel em sua composição. Neste caso, esse metal é substituído por outros tipos como o paládio, por exemplo, que é muito menos prejudicial para nós.