Qual juros máximo permitido por lei agiota?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Logo, tanto doutrina quanto jurisprudência, tem aplicado a taxa de juros prevista pelo parágrafo 1º do artigo 161 do Código Tributário Nacional, qual seja: 1% (um por cento) ao mês. Qualquer taxa cobrada acima disso pode configurar usura ou agiotagem.

Os juros podem variar de acordo com a vontade de quem empresta (o agiota). Todavia, são mais comuns juros entre 10% a 15% com base no valor emprestado. Em alguns casos, esses juros são cobrados mensalmente.

Como regra, juros superiores ao patamar de 50% da média do mercado é considerado abusivo.

Se as dívidas estão atrasadas, entre em contato direto com as empresas e tente renegociar o saldo. Quem tem empréstimo pode falar diretamente com o gerente, demonstrar interesse em pagar a dívida e solicitar um refinanciamento. Por muitas vezes será possível reduzir o valor da sua parcela e os juros do seu contrato.

Diante do atraso das parcelas e não pagamento, muitos agiotas podem fazer ameaças à segurança física da vítima com agressões, perseguições e exposição. Esse tipo de ação força os tomadores de empréstimo a fazerem o que os agiotas desejam e não procurarem a polícia.

Em seu artigo 4ª, a norma prevê o crime de usura pecuniária ou real, e descreve a conduta delituosa como sendo o ato de cobrar juros, e outros tipos de taxas ou descontos, superiores aos limites legais, ou realizar contrato abusando da situação de necessidade da outra parte para obter lucro excessivo.

De acordo com o artigo 52, parágrafo primeiro do Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90, a cobrança da multa não pode ser maior que 2%.

Como recorrer da cobrança de juros abusivos? Recorrer aos juros abusivos é uma alternativa disponível para quem já contratou as prestações com juros altos. Portanto, é possível abrir uma Ação Revisional de Juros. Com ela, o contratante do empréstimo ajusta a taxa de juros de acordo com o Banco Central.

Como fazer a solicitação? Como a ação revisional de juros é uma ação jurídica, você precisa de um advogado para lidar com todos os trâmites legais. Em resumo, é o advogado quem indica, na petição inicial, o que se deseja controverter e quantificar o valor incontroverso do débito.

A vítima que quer a punição para o criminoso pode buscar uma delegacia e fazer notícia-crime. Ela vai narrar o que aconteceu, explicar sobre os juros abusivos. O delegado vai investigar e, ocorrendo a conduta criminosa, ele indicia o agiota.

Para acabar com a angústia da vítima, é necessário que ela vá até uma delegacia de polícia e faça a notícia-crime, desse modo ela irá narrar o fato ocorrido e explicar os juros abusivos. Dessa forma, ocorrerá a investigação, onde que, se for identificado a conduta criminosa, o delegado poderá indiciar o criminoso.

“Todo credor que tenha emprestado alguma coisa a seu próximo, perdoará o que tiver emprestado. Não explorará seu próximo, nem seu irmão, porque terá sido proclamado um perdão geral em honra de Javé” (Dt 15,2).

A lei levítica proibia o empréstimo com juros a israelitas pobres (Levítico 25:35-37). O conceito era que devia-se emprestar o dinheiro necessário ao israelita pobre sem qualquer garantia. Mas a Bíblia também adverte quanto à imprudência e os riscos de ser fiador de outra pessoa.

O código de Defesa do consumidor no seu artigo 52, § 1° proibi expressamente que as multas ocasionadas pelo não pagamento na data pactuada sejam estipuladas acima de 2% do valor da prestação, e determina que as cláusulas, seja no boleto, carnê ou contrato de consumo, que estabeleçam multa por atraso, em percentual ...

Ocorre que as lojas varejistas, por vezes, cobram juros superiores a 12% ao ano, o que é ilegal, uma vez que somente instituições financeiras podem cobrar juros neste patamar. No caso das lojas varejistas, os juros podem ser de no máximo de 1% ao mês.

Dessa forma, a porcentagem máxima de juros de mora por dia que pode ser cobrada é de 0,033% (1% dividido por 30 dias) do valor da dívida. Lembrando que a cobrança vexatória é crime e pode gerar problemas para a assessoria.

Nível de consumo
Quando a taxa Selic aumenta, o acesso ao dinheiro pela população, tanto por linhas de crédito, empréstimos e financiamentos, fica reduzido. Assim, o consumidor deixa de fazer gastos maiores para poupar no período de alta inflacionária.

Quanto tempo demora a ação? A liminar em média é obtida entre 15 a 45 dias (dependendo se concedida pelo juiz ou pelo Tribunal). A liminar pode ser deferida (concedida) de forma parcial, completa ou mesmo indeferida (negada).

Qual o prazo para pedir a Revisão da Vida Toda? Na prática, o prazo decadencial é de 10 anos. A decadência é a perda efetiva de um direito pelo seu não exercício no prazo estipulado. Ou seja, “se eu não reclamar no prazo, não posso mais reclamar”.

POSSIBILIDADES DE AÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO
Buscar receber valores pagos indevidamente; Impedir que o bem seja objeto de busca e apreensão por impossibilidade no pagamento das parcelas; Evitar o registro ou retirar a negativação do nome e CPF do consumidor em órgãos de proteção ao crédito como: SERASA, SCPC etc.