Qual lugar do Brasil têm mais Macumbeiros?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4 / 5 19 votos

Apesar de ser o segundo Estado mais branco do país, o Rio Grande do Sul tem a maior proporção nacional de adeptos da umbanda e do candomblé - 1,47%, quase cinco vezes o percentual da Bahia. Estão em terra gaúcha as 14 cidades com mais seguidores dessas religiões, a começar por Cidreira.

A Bahia também é o estado brasileiro com maior número de praticantes de candomblé. A religião que só existe no Brasil, também começou em território baiano com a chegada dos africanos escravizados. Influenciada pelas religiões de matriz africana, o candomblé se tornou uma das principais crenças do estado.

Santo Amaro é o município das regiões do Recôncavo e do baixo sul que possui o maior número de terreiros das religiões de matriz africana.

Teve numerosos filhos-de-santo: chegou a fazer um barco com 19 iaôs, façanha lembrada por todos, dada sua extrema dificuldade de realização. Apesar das brigas com as alas mais conservadoras da religião, eis porque Joãozinho da Gomeia é considerado um dos maiores divulgadores da religião dos Orixás no Brasil.

Segundo o Mapa das religiões, divulgado recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o número de pessoas que se declararam umbandistas se resume a 0,23% da população brasileira.

A designação "macumba" é mais popular no Rio de Janeiro, em outros locais do Brasil é conhecido como candomblé (na Bahia) e Xangô (no Recife).

A umbanda e a macumba são consideradas expressões afro-brasileiras, pois possuem matrizes africanas.

Resumo: Este trabalho partiu da problemática de se refletir como discursos foram capazes de dar visibilidade a representação da cidade de Codó-Ma como terra da macumba.

Em Arroio do Padre (RS), a cidade mais evangélica do país – 85,84% da população estimada de 2.966 pessoas, segundo dados do IBGE -, o atual mandatário recebeu 83,17% dos votos válidos, contra 16,83% do candidato do PT.

Existem 1.165 terreiros cadastrados em Salvador por centro de estudos. O mistério e a curiosidade que envolvem o candomblé, religião brasileira de matriz africana que resiste no país, torna os espaços sagrados pontos culturais em Salvador e região metropolitana.

Localizado no centro de Salvador, em uma área de 5.100 metros quadrados, o Terreiro da Casa Branca, considerado o mais antigo do Brasil, ganhou outra identificação com a cultura afro -um gradil vazado, com os principais símbolos e orixás do candomblé.

Quem trouxe o candomblé para o Brasil foram os negros que vieram como escravos da África. Entre eles se destacavam dois grupos: os bantos (que vinham de regiões como o Congo, Angola e Moçambique) e os sudaneses, que vinham da Nigéria e do Benin (e que são os iorubas, ou nagôs, e os jejes).

Maria Escolástica da Conceição Nazaré, conhecida como Mãe Menininha do Gantois (Salvador, Bahia, 10 de fevereiro de 1894 – 13 de agosto de 1986), foi uma ialorixá (mãe-de-santo) brasileira, filha de Oxum. É a mais famosa ialorixá da Bahia e uma das mais admiradas mães-de-santo do país.

O Dique do Tororó é ainda um local com grande importância para as religiões de matriz africana. Os orixás representados são Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi.

É o município brasileiro com a maior concentração de centros de religião de Matriz Africana por metro quadrado, sendo 400 terreiros Umbandistas concentrados apenas em Codó. 123 116 hab.

Em 2020 ela revelou ser Ekedi no terreiro que frequenta, que é uma função importante na religião. É delas o cuidado com os Orixás quando encarnados durante uma gira.

NEWSLETTER F5. Afastada das redes sociais por conta da recuperação da cirurgia de endometriose, realizada há duas semanas, Anitta, 29, foi ao terreiro de Candomblé, que ela frequenta desde 2013, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, para cumprir as suas obrigações religiosas.

Pai Bruno foi apontado em uma pesquisa como o maior e melhor pai de santo do mundo.