Qual é o lugar mais quente do planeta Terra?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.

Por isso, essa região é considerada uma das mais quentes do planeta Terra, ao lado do Deserto de Lut, no Irã, e do Deserto de Sonora, na fronteira dos EUA com o México. Durante o verão, que vai de junho a setembro, a temperatura média no Vale da Morte fica acima dos 35 °C e as máximas superam facilmente os 40 °C.

No Brasil, o recorde de calor foi de 44,8ºC, registrado em Nova Maringá, no Mato Grosso, em novembro de 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Das dez marcas mais quentes da história no Brasil, oito foram registradas de 2005 para cá.

A Antártida é o continente mais frio do planeta onde, mesmo durante o verão, as temperaturas são bem baixas. Os Vales Secos de McMurdo são cercados por montanhas que impedem o fluxo de umidade na região e, portanto, a formação de gelo e neve. A menor temperatura registrada por lá, foi de - 94,7 °C.

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Desertos são frios à noite. Porém, muito quentes de dia. Por que isso acontece? Bem, os climas desérticos são reconhecidos por pouca ou nenhuma chuva, além de elevadas amplitudes térmicas, isto é, uma grande variação entre as temperaturas máximas e mínimas registradas em determinado intervalo de tempo.

Cidades e regiões mais quentes do Brasil
Assim, fica muito claro que o Piauí é um dos estados mais quentes do Brasil, seguido por Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso, Pará e Goiás. Porém, cada cidade desses estados pode ter médias de temperaturas muito diferentes.

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.

A Islândia é um país de extremo frio, com gelo para todos os cantos. Pelas regiões inferiores, a temperatura é conhecida na média, por não ultrapassar para cima a marca de 0°C. Nas regiões superiores a temperatura é corriqueira de mais frio que menos 10°C. Pelo período de um ano, a queda é em torno de menos 40°C.

São precisos -20°C para que o corpo tenha uma parada cardíaca irreversível. Porém, com -30°, o corpo já está com falta de calor, ou seja, hipotermia.

Céu mais quente
O problema pode não ser falta de espaço, mas o inferno realmente é muito quente, com 485 graus centígrados. Está longe de ser um clima agradável de tarde de outono, mas ainda assim é melhor que o céu bíblico, que teria temperaturas de 525 graus centígrados torturando as boas almas.

Temperatura marcando entre 17°C e 25°C, a umidade do ar varia entre 80% a 100%.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Alta probabilid.

Devido à proximidade do mar, a maritimidade é uma constante do clima local, sendo responsável por evitar dias de calor intenso no verão ou de frio intenso no inverno e tornar a cidade mais úmida, com temperaturas mínimas que raramente são superiores a 23 °C num período de 24 horas no verão.

Na história brasileira, as temperaturas mais baixas já registradas foram de -11,6°C, em Xanxerê (SC) no ano de 1945; de -10°C, em Palmas (PR) em 1933; e de -9,8°C, em Valões (SC) no ano de 1947. Outros anos, como 2000, 2007, 2009 e 2011, também contaram com temperaturas mínimas difíceis de bater.