Qual médico trata o zumbido?

Perguntado por: gpires . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Tratamentos. “[Para tratar zumbido no ouvido], precisa procurar um médico especialista, que é o otorrinolaringologista, e sempre temos a fonoaudiologia como terapia que vai auxiliar em todo o processo”, disse Fernando Gomes.

Neurologista: existem doenças neurológicas podem gerar zumbido, por exemplo alterações vasculares no cérebro e alguns tipos de dor de cabeça, por isso quando há suspeita o paciente pode ser encaminhado ao neurologista para investigação.

Se a duração do zumbido nos ouvidos for superior a três semanas, é importante se atentar se há outros fatores associados, por exemplo: quando além do zumbido, o paciente apresenta sensação de ouvido entupido (plenitude aural), perda de audição e tontura, há a suspeita de Doença de Menière.

Quando se torna inviável investigar todo o organismo em busca da causa do zumbido, a orientação é identificar os “gatilhos”, elementos que disparam ou pioram o desconforto. Álcool, sal, doces, chocolate, cafeína e nicotina são gatilhos comuns, mas nem sempre existe um elemento disparador.

O timpanoplastia tem como objetivos erradicar a doença da orelha média e restaurar os mecanismos de condução sonora. Contudo, alguns pacientes apresentam incômodo com o zumbido e muitas vezes questionam o médico sobre os resultados da cirurgia em relação ao zumbido.

Zumbido agudo: dura menos de três meses e normalmente desaparece de forma espontânea. Se necessário, o tratamento com medicamentos poderá ajudar.

Entre as causas mais comuns do zumbido estão: problemas vasculares, diabetes, alterações cardíacas e hormonais, problemas metabólicos, alterações musculares na região de cabeça e pescoço, além das deformações odontológicas.

Vitamina B12. Quase metade dos pacientes com zumbido são deficientes em B12. Muitas pessoas com níveis baixos de B12 experimentam resolução completa de seu zumbido ao receberem a forma de metilcobalamina de B12.

Como já comentamos, o zumbido no ouvido é um sintoma, não uma doença. Dessa forma, caso ele esteja relacionado a doenças agudas, como a obstrução do canal auditivo por cerume ou otites, ele tende a desaparecer assim que o problema é resolvido.

O otociriax é uma associação entre corticoide e antibiótico tópicos e é utilizado no tratamento da otite externa, uma infecção na parte mais externa do "ouvido" que vai da orelha até a membrana timpânica.

Outros sintomas possíveis do carcinoma de nasofaringe incluem: Sensação constante de ouvido tampado, zumbido ou perda de audição. Infecções de ouvido que não melhoram.

No entanto, por trás do zumbido pode estar uma doença mais séria: um tumor conhecido como neurinoma do acústico. “É importante ficar atento, principalmente, quando o zumbido é unilateral.

A ansiedade é um fator muito forte na intensificação, percepção e perpetuação do zumbido. O zumbido pode acontecer numa crise de pânico ou num ataque de ansiedade e ir diminuindo lentamente conforme a crise também diminui, ou apesar da melhora dos demais sintomas da crise, a pessoa se manter somente com tinnitus.

Contra o zumbido no ouvido, os suplementos mais indicados são a base de zinco e de vitamina B12. Eles funcionam muito bem se o barulho for uma consequência do envelhecimento natural. Fora isso, a própria carência de vitamina B12 no organismo também é capaz de provocar esse desconforto.

Alimentos como o abacaxi, o alho e o mirtilo podem reduzir e aliviar a sensação de zumbido, enquanto que o álcool, o café e o sal comprovadamente aumentam a sensação e desconforto causado pelo tinnitus.

Sim, o zumbido no ouvido tem cura quando diagnosticado e tratado corretamente. Por isso, ao identificar qualquer tipo de zumbido em seu ouvido, não deixe de procurar por um otorrinolaringologista o mais rápido possível.

A fisioterapia será voltada para o relaxamento da musculatura afetada, com técnicas como massoterapia e acupuntura. As técnicas aplicadas podem variar dependendo do diagnóstico no paciente e quase sempre levam a melhora do zumbido.