Qual melhor cor para forro de madeira?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

Quando o assunto é forro de madeira, o ideal para a sua casa é investir em tons de marrom e verde. Isso porque essas duas cores se aproximam da madeira justamente por trazerem a natureza para o seu lar.

Para deixar o forro na cor da madeira, passe verniz. Já para colori-lo, pinte com tinta látex, após lixar toda madeira. Uma dica importante: a cor branca é neutra e se encaixa bem em qualquer ambiente, já as outras cores podem deixar o forro contrastante demais.

Fique atento à tonalidade do piso e das portas, principalmente se também forem de madeira: contrastar tons claros X escuros ou quentes X frios é uma ótima pedida. Como remete a conforto, a madeira é perfeita para suavizar materiais como concreto, vidro e metais.

Por ser uma cor neutra, o cinza você pode ser combinado com praticamente todos os tons de madeira, o que não é recomendado é utilizar um tom de cinza escuro com um tom de madeira escuro também, a não ser que sua intenção for dar um ar de decoração dark.

As cores que combinam com o marrom são os tons terrosos que vão desde bege, ocre, laranja até o marrom escuro. Existem outras cores que combinam com marrom, por isso você pode apostar no vermelho, tons de azul, amarelo e o verde.

Azul. O azul é considerado uma cor fria, que transmite tranquilidade, serenidade e harmonia, representando lealdade, confiança e sabedoria. Para relaxar e tranquilizar, a dica é combinar o azul com tons de madeira claros e neutros, como bege e branco. Sendo assim, escolha peças que imitam a madeira na cor clara.

Tons pastéis e terrosos
Criar um ambiente hygge, cheio de estilo e personalidade, com pitadas de aconchego, pede a combinação do marrom com os tons terrosos: vermelho, laranja e o marsala são perfeitos para tal finalidade.

Pouca resistência à umidade: Uma das principais características da madeira é ser um material sensível à umidade. Em ambientes úmidos, a madeira absorve água e se expande, e em ambientes secos, irá retrair.

Durabilidade: a durabilidade do forro de madeira é outo ponto muito importante, que possui um destaque. Ele pode durar dezenas de anos sem ter nenhum tipo de problema, então, tem um custo benefícios indiscutível.

Para maior segurança, o verniz marítimo é o mais indicado, uma vez que é mais cristalino, com acabamento brilhante e que não produz alteração na tonalidade da madeira, tendo também excelente resistência e podendo ser utilizado sobre verniz mais antigo.

O Jatobá, também conhecido como brazilian-cherry, está no grupo das dez madeiras mais valiosas e negociadas do mundo – junto com o ipê e o mogno. De tom avermelhado, essa linda madeira de leite traz beleza e elegância para todo tipo de ambiente.

As principais cores são vermelho, preto, branco, cinza e marrom, e o acabamento pode ser acetinado, liso, metálico, branco e fosco. Já a durabilidade é de 3 a 10 anos. O Stain é outra opção de cobertura para madeira, frequentemente confundido com o verniz.

Misturar tons de madeira na decoração pode? Sim, pode! Mas isso não quer dizer que a mistura sempre vá dar certo. Antigamente as pessoas não costumavam fazer misturas na decoração: a mesma madeira era usada em tudo e de preferência escolhia-se também uma cor só para os ambientes, variando apenas o tom.

Qual a melhor cor para pintar o teto? Não existe uma cor que seja a mais indicada para pintar o teto. No entanto, caso você não esteja acostumado com uma estética mais vibrante, nossa dica é investir em tons pastéis, como azul claro, verde ou rosa clarinho – isso porque os tons suaves que são mais adaptáveis.

O teto pintado com cor clara, além de contribuir para uma iluminação mais eficiente, transmite a sensação de amplitude no ambiente, que parecerá mais alto do que realmente é. Portanto, se o pé direito for baixo, pinte o teto com uma cor clara. O teto pintado com cor escura transmite a sensação de um teto mais baixo.

A melhor opção de pintura de madeira é a tinta látex, também conhecida como tinta látex PVA. O nome PVA vem da substância usada na fabricação do látex, o acetato de polivinila. Essa tinta é feita à base de água, permitindo uma fácil aplicação tanto com rolos, trinchas e pincéis.

Os tons de cinza para sala mais usados são os tons de cinza claro, isso porque, esse ambiente é o mais social da casa, por isso, você deve colocar toques da sua personalidade na sala em tons de cinza, no entanto, precisa elaborar uma decoração que seja neutra e agradável para todos os moradores da casa e também para ...

1 - Crômio
Ela é um tom claro que acrescenta modernidade a qualquer ambiente, sendo uma alternativa suave. É uma ótima opção para quem quer um ambiente mais clean.