Qual o alimento mais rico em magnésio?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Conheça 7 alimentos que contém esse rico mineral.

  • 1 – Abacates. ...
  • 2 – Nozes. ...
  • 3 – Amêndoas. ...
  • 4 – Leguminosas. ...
  • 5 – Peixes Gordurosos. ...
  • 6 – Chocolate Amargo. ...
  • 7 – Sementes de Abóbora.

pacova

A banana ideal para evitar câimbras é a pacova
As bananas contém boas quantidades desse mineral e podem ser uma das fontes da sua dieta. A banana pacova é a mais rica em magnésio, seguida respectivamente pelas bananas ouro, figo, da terra, prata, maçã e nanica.

Conheça 7 alimentos que contém esse rico mineral.

  1. 1 – Abacates. ...
  2. 2 – Nozes. ...
  3. 3 – Amêndoas. ...
  4. 4 – Leguminosas. ...
  5. 5 – Peixes Gordurosos. ...
  6. 6 – Chocolate Amargo. ...
  7. 7 – Sementes de Abóbora.

feijão jalo

Qual destes tipos de feijão cozido tem uma maior quantidade de magnésio? A resposta certa é a C, o feijão jalo. Em 100 g de feijão do tipo jalo cozido, é possível encontrar aproximadamente 44 mg de magnésio, de acordo com a TACO.

vitamina B6

A vitamina B6 tem um papel importante na proteção dos neurônios e na produção neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso. A combinação de magnésio e vitamina B6 potencializa a absorção do magnésio no organismo, oferecendo mais saúde e bem-estar.

Quando esse equilíbrio é alterado, como em caso de deficiência do mineral, ou alterações na irrigação sanguínea, ocorre as consequências como as cãibras musculares. Justamente por essa característica descrita acima é que o exame mais comum para identificar os níveis de magnésio de um paciente é o exame de sangue.

Alcoolismo; Uso de medicamentos como Omeprazol, alguns antibióticos, diuréticos e medicamentos usados em quimioterapias; Baixa absorção de magnésio pelo intestino (seja por doença ou cirurgia bariátrica);

Uma das formas mais recomendadas para suplementar é o magnésio quelado, devido a sua alta biodisponibilidade, a qual proporciona uma melhor absorção pelo organismo.

Magnésio dimalato – Auxilia na redução do stress, ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, fadiga crônica e dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.

Aveia. Os benefícios nutricionais da aveia incluem 175 mg de magnésio (em uma porção de 100 g), boas doses de proteínas, vitaminas e carboidratos e, como praticamente todos os cereais, muitas fibras alimentares.

320 mg

A recomendação de ingestão diária de magnésio é de 310 a 320 mg e 400 a 420 mg para mulheres e homens adultos, respectivamente4.

Entre eles, os principais são:

  • Aumento das funções cerebrais, atuando diretamente na melhora o aprendizado e memória, fortalecimento dos ossos;
  • Prevenção e tratamento contra enxaquecas e dores de cabeça;
  • Diminuição do risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.

Assim, beneficia a flora intestinal e, além disso, ajuda a manter a saciedade, espantando a fome; É fonte de energia: conhecido alimento entre os atletas, é uma ótima opção de lanche pré-treino, pois provê muita energia para atividades físicas.

banana

A banana é uma fruta conhecida por ser rica em potássio, porém, também é uma das fontes de magnésio. Em 100 g de banana, podemos encontrar 27,3 mg do nutriente, o que corresponde a 9% da recomendação diária. Além disso, ela também é rica em fibras e ferro.

Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

Ter uma alimentação balanceada, rica em frutas e legumes, é suficiente para suprir os 420 mg de magnésio necessários pelo organismo diariamente. Amêndoas são alimentos ricos em magnésio. Portanto, devo consumir esse alimento diariamente em grandes quantidades.