Qual o biotipo predominante no Brasil?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

No Brasil, 76% das mulheres têm o biotipo retângulo: quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

Além disso, possuem alta resistência, potência muscular e condicionamento físico. Jogadores de vôlei, futebol e basquete são exemplos de indivíduos com o biotipo mesomorfo.

Os ectomorfos, por sua vez, são magros e altos, possuem braços e pernas compridos, pés e mãos pequenos, com pouca gordura e massa corporal”. Seus corpos são alongados e geralmente frágeis.

E você sabe qual o mais raro? Por fim, o Mesomorfo é o biotipo das pessoas que possuem um corpo naturalmente atlético. Entre os 3 biotipos, este é o mais raro entre as pessoas e, inclusive, é considerado o biotipo dos sortudos.

Muito além dos looks modernos, as tendências de maquiagem para 2022 vão da pele molhada até os delineados mais coloridos e gráficos. Os olhos estarão mais marcados e a boca terá mais destaque com muita cor e marcada com gloss. Para uma maquiagem com efeito mais molhado, saem os iluminadores e entram os óleos e séruns.

Apesar de não precisar seguir dietas restritivas para perder peso ou ganhar massa muscular, as pessoas mesomorfas também podem ganhar gordura corporal, sendo importante manter uma dieta equilibrada, priorizando gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

O craque Neymar sempre foi um jogador de proporções menores. No Santos, quando ainda era uma promessa, foi muito comparado a borboletas e gafanhotos devido ao seu biótipo: definido, mas magro. Só que nos últimos anos o jogador cresceu, ganhou massa muscular e sua evolução foi visível aos olhos dos torcedores.

Biótipo genético – Ectomorfo
O ectomordo são pessoas muito magras, com quadril e ombros menores, ou seja estrutura óssea menor. Lembra daquela pessoa que come muito e não engorda? Pois bem, seu metabolismo é mais acelerado por isso estocam menos gorduras.

Messi utiliza seu biotipo para ser ágil, fazer movimentos acelerados e mudar de direção com facilidade.

Biotipo ectomorfo (longilíneo)
Ombros e quadris mais estreitos em relação à altura; Músculos relativamente menores em relação ao comprimento do osso; O metabolismo é naturalmente acelerado; Tem dificuldade de ganhar massa muscular.

O ectomorfo é um tipo corporal onde as pessoas costuma ser mais magras e esguias e que têm o metabolismo mais rápido, perdendo peso facilmente e tendo mais dificuldade para ganhar peso e massa muscular.

Na busca por um corpo saudável, os endomorfos tem uma maior facilidade e muitas vezes são vistos como sortudos entre os biotipos corporais. “Se agregar ao biótipo uma dieta saudável com proteínas e atividade física, a pessoa terá uma vantagem a outros biotipos de corpos. ” comenta.

Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

Ectomorfo é um biotipo magro, de metabolismo acelerado
Pessoas com esse tipo de organismo têm um metabolismo bem acelerado - ou seja, têm menos chances de acumular gordura, pois queimam calorias com mais facilidade. Além disso, um indivíduo com corpo ectomorfo costuma ter ossos alongados e ombros curtos.

#academia #biotipo #cariani endomorfo.

Depois de mais de um ano de trabalho intensivo e diário buscando encontrar possibilidades para a breve realização da Hair Brasil, decidimos pela realização da 19ª edição da Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética em data definitiva, para 26 a 29 de março de 2022, no Expo Center Norte, em São Paulo.

No Brasil, quem tem cabelos escuros, olhos castanhos e a pele queimada de sol dificilmente volta para casa sem companhia. Afinal, esse é o típico padrão de beleza masculina nacional. Agora, para ser um garanhão mesmo, olhos claros e barriguinha tanquinho fazem a diferença.

Dentre os padrões disseminados está o corpo jovem, magro e belo, de modo que sobre os jovens as expectativas sociais de beleza são ainda maiores. Neste contexto, a pesquisa visou compreender como o jovem está se relacionando com o seu corpo.

Os biotipos corporais são nada mais do que um termo criado para definir os três principais físicos humanos. São eles: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Eles são classificados através de heranças genéticas e não podem ser alterados.

A dieta para emagrecimento das pessoas com o biotipo endomorfo deve ter menos calorias e a dieta low carb pode ser uma boa opção, pois ajuda a manter a saciedade por mais tempo e favorece a perda de peso. Entenda mais sobre a dieta low carb e como fazer.