Qual o certo seu ou senhor?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

“Seu”, nesse caso, é uma forma popular de abreviar a palavra “senhor”. Além da variação “seo”, também é possível encontrar o termo, sobretudo em autores da primeira metade do século XX, grafado em itálico ou mesmo entre aspas, como forma de frisar sua essência “errada”.

possessivo, e não de tratamento. utilizam a forma " Sô ". Sô João, Sô Jorge, Sô Pedro, etc.

Significado de Seu
pronome Pronome possessivo da 3ª pessoa; indica posse ou interesse; dele, dela, deles, delas: seu pai, sua mãe, sua alma. Que lhe compete, lhe diz respeito: fique na sua posição.

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

165) classifica como formas substantivas ou pronominais de tratamento indireto de 2ª pessoa que levam o verbo para a 3ª pessoa: você para o tratamento familiar e senhor (a) para o tratamento cerimonioso.

Minha sugestão aos mais jovens — tratem seus clientes e seus superiores por senhor e por senhora. Isso não os torna mais velhos, mas faz com que você passe a imagem de um profissional que respeita a hierarquia e a formalidade que esse tipo de relação pede em seu início.

(1) “seu” é pronome possessivo e se refere à terceira pessoa do singular (ele/ela). O feminino e o plural são: sua, suas, seus.

Formas de tratamento: as formas senhor e senhora só devem usadas em reproduções de falas ou em entrevistas. Assim, nesses casos, quando seguidas de nome próprio, prefira abreviá-las: sr. e sra. (use com inicial minúscula).

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinoseuseus
Femininodonadonas

Palavras que rimam com Seu:

  • Fariseu.
  • Coliseu.
  • Liseu.
  • Odisseu.
  • Jebuseu.
  • Briseu.
  • Teseu.
  • Milaseu.

Ambas são pronomes possessivos, a diferença entre os dois é a pessoa envolvida. Em "teu" faz referencia a uma posse da segunda pessoa do singular, seria a pessoa que está junto com a primeira pessoa. Já "seu" faz referencia a terceira pessoa do singular, é a pessoa que está forada narrativa, que está mais distante.

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.

No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.

Quando alguém perguntar qual o seu pronome, responda ele/dele, contudo no caso de pessoas de gênero fluido: ilu/Dile: não binária: elu/delu.

7) Pronomes pessoais
O currículo não deve ter palavras como “eu”, “ela” ou “meu”. “Não escreva no currículo na terceira ou primeira pessoa. O recrutador já entendeu que tudo o que está lá são informações do candidato e de suas experiências”, diz Tina Nicolai, coach executiva e fundadora do Resume Writers' Ink.

“Você” é um pronome pessoal de tratamento, que remete ao interlocutor (leitor da crônica), ou a um “você” genérico, indeterminado.

O contrário de senhor é: 1 dama. 2 senhora. 3 plebeu.

Indica espanto, admiração, pasmo, em geral irônico, ante algo que se vê ou ouve, ou de que se teve notícia". No segundo caso, trata-se igualmente de um reforço da negação: - Foi você que fez isso? - Não senhor.

Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.