Qual o cheiro do cadáver?

Perguntado por: iprates8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os cadáveres são frescos, mas os alimentos ingeri- dos horas antes de morrer, nem tanto. Assim, quando aberto o abdômen dos cadáveres, por vezes o odor se assemelha ao de dejetos fecais; outras vezes, quando coletado o material do es- tômago, um forte cheiro similar ao de vômito era exalado.

Putrescina e a Cadaverina, que cheiram a carne em putrefação; Escatol, tem um forte odor a fezes; O Indol, tem a naftalina; Sulfureto de hidrogénio, que cheira a ovos podres.

A bromidrose ocorre por razões como ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.

Quando se multiplicam dentro do corpo, estes micro-organismos consomem os nossos tecidos e libertam, durante o processo, gases como o sulfito de hidrogénio, o metano ou a amónia. São estes gases que conferem o cheiro a um cadáver em decomposição.

Isso acontece em um período de 12 a 14h após a morte. As bactérias começam a digerir as proteínas, e em seguida excretam gases como metano, cadaverina e putrescina. Elementos que geram um forte odor.

ENXOFRE

O enxofre é bastante abundante em nosso planeta, aparecendo principalmente na forma elementar e minerais com sulfetos e sulfatos. Conhecido desde a pré-história, na Bíblia é chamado de “pedra queimada“.

Ari Kala (pseudônimo de Rachel Murray), de 24 anos, garante que consegue sentir o "cheiro da morte". Tudo começou quando a moradora de Hunter Valley (Nova Gales do Sul, Austrália) tinha 12 anos. Ela sentiu um "odor adocicado" exalando do corpo do tio, que sofria de doença terminal.

Assim, quem tem sangue tipo A usará um perfume que lembre um “jardim verde”, com folhas de tomate e manjericão, anis e alguns toques metálicos. O grupo B tem notas amadeiradas, maçãs vermelhas, pimenta e patchouli. Quem tiver sangue tipo AB usará essências minerais, aldeídos e seixo.

2- Putrefação
Nesse momento, o corpo inicia a decomposição de forma efetiva. As bactérias que vivem no intestino começam a digerir as proteínas e eliminar gases. Esses últimos provocam um odor forte ao defunto e o incham. Além disso, nessa fase o corpo também passa a apresentar um aspecto esverdeado.

O enxofre é um não metal de coloração amarela, mole, frágil, leve, desprende um odor característico de ovo podre ao misturar-se com o hidrogênio, e arde com chama azulada formando dióxido de enxofre.

Como ocorre a vaginose bacteriana
A vaginose bacteriana acontece quando o pH da vagina está desbalanceado, o que permite que algumas bactérias ruins se proliferem (principalmente a Gardnerella vaginalis). Seus principais sintomas são odor intenso e desagradável, e corrimento acinzentado.

As grandes responsáveis pelo mau cheiro são, na verdade, as bactérias presentes na pele, principalmente em áreas mais quentes e úmidas, como as axilas e pés, que em contato com o suor começam a metabolizar alguns de seus componentes, como as proteínas e os ácidos graxos.

É provável que seja alguma infecção vaginal, como a vaginose bacteriana ou até mesmo, alguma doença sexualmente transmissível. Por isso, ao reconhecer qualquer um desses sintomas, é importante consultar o ginecologista imediatamente.

Você já se perguntou por que é colocado algodão no nariz e orelhas dos mortos? Esse processo é praticado para que secreções e sangue não sejam liberados durante o velório. No entanto, esse método, chamado de tamponagem ou tamponamento, não é muito eficaz.

Para impedir o vazamento de líquidos, odores desagradáveis e outros problemas, é realizada a injeção de uma solução de formaldeído em uma das artérias do corpo. Esse líquido é responsável por criar uma pressão interna que permite drenar o sangue da veia jugular ou do coração.

São correntes as seguintes crendices: "quando o defunto está mole durante muito tempo, é porque logo outra pessoa da família vai morrer", e "quando o defunto está duro, deve-se pedir-lhe que amoleça, e assim poderão vesti-lo". Falam com o defunto: "amoleça o braço", tal qual estivessem falando com um vivo.