Qual o contexto de Oseias 4 6?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Em Oséias 4:6, na parte final, ele menciona que o povo esqueceu as leis do Senhor. Com o tempo, achamos que, por já ter lido a Bíblia duas ou três vezes, não precisamos mais lê-la. Pelo contrário, cada vez que lemos, temos um enfoque diferente.

A falta de conhecimento era consequência da rejeição do povo aos caminhos do Senhor. Naquela época, Deus estava acessível através dos seus líderes e sacerdotes, mas até eles se afastaram de Deus. A falta de entendimento nos leva à ignorância.

O versículo 6 expressa o desejo do Senhor de retidão interior, além das demonstrações externas de religiosidade.

Quem escreveu esse livro? Esse livro contém os ensinamentos do Profeta Oseias. Oseias profetizou no reino do norte (Israel) próximo do final do reinado de Jeroboão II. Oseias foi contemporâneo dos Profetas Isaías, Amós, Jonas e Miqueias.

Sua pregação era centrada na quebra da aliança do povo de Israel com Deus. O povo estava misturando a adoração pura e Santa de Deus com a idolatria da vizinhança que não conhecia quem realmente era o Senhor Deus de Israel.

A mensagem do profeta Oseias
Deus usou a vida familiar de Oseias para ilustrar seu relacionamento com Israel. Nessa analogia Deus é um marido bom e justo, que tem ciúme de sua esposa, Israel. Apesar da bondade e compaixão de Deus, Israel se mostra ser uma esposa infiel que se rebela contra seu marido.

35 falou sem conhecimento; e às suas palavras falta prudência. 3 E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o Senhor! 44 Também me livraste das contendas do meu povo; guardaste-me para cabeça das nações; o povo que não conhecia me servirá.

É comum o uso desse termo na bíblia descrevendo tanto a morte física quanto a destruição, mas nesse sentido ele também é usado para descrever quando a vida espiritual de uma pessoa está em declínio, ou seja, quando essa pessoa se perde no caminho, perdendo assim o seu direito a vida eterna.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo.

A falta de conhecimento, o pecado da ignorância traz a destruição. Jesus já venceu o diabo e é isso que precisamos saber. O que temos que fazer é resisti-lo em nome de Jesus. O conhecimento dessas verdades nos leva à posse das promessas de Deus.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.

Filho de Num (Licurgo Spinola) e Amália (Lisandra Souto), criado por Arão e Eliseba, Oseias será o braço direito de Moisés, que passará a lhe chamar de Josué. Vai viver com Ana (Tammy Di Calafiori), filha de Apuki e Judite (Nanda Ziegler), um amor impossível e proibido pelas duas famílias, mas lutará por ele.

Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios.

O conhecimento de Deus está relacionado ao nosso florescimento como ser humano, pois ele é sabedoria para vida. À medida que crescemos no conhecimento de Deus nossa vida muda simultaneamente, afetando tanto quem somos quanto o que fazemos.

Na Bíblia, uma "nação" pode ser um país (como o Egito ou a Etiópia), mas geralmente é mais genérico e refere-se a um grupo de pessoas, especialmente quando usada no plural. Isso é importante para marcar o contexto.

7 Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta.

Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.

Gomer: Significa “perfeito(a)”, “completo(a)”, “acabado(a)”. A origem do nome Gomer é hebraica. Surge do hebraico gómer, que significa “completo”, e é mencionado na Escritura Sagrada. Trata-se de um nome bonito especialmente em virtude do sentido que carrega.

O amor de Deus apresentado no livro de Oséias se resume nas seguintes palavras de Deus: “porque sou Deus e não homem” (Os 11;9). Essa é a razão para que Deus não desista de Seu povo, demonstrando imensa compaixão (Os 11:8).

Um profeta ensina a verdade e interpreta a palavra de Deus. Chama os iníquos ao arrependimento e recebe revelações e orientação do Senhor para nosso benefício. Pode ver o futuro e prever acontecimentos para que o mundo seja alertado. A experiência de vida de um profeta pode variar.

Continuar lendo O que diz Oséias 2?