Qual o correto Poisé ou Pois é?

Perguntado por: lteixeira3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Obrigada. Lê-se como se fosse uma só palavra, com o s intervocálico a valer de z que é o seu valor normal nesta posição: pois é = *poisé /poizé/. A outra pronúncia, que ainda é infantil ou animada, não é dialectal.

1. Expressão usada para mostrar confirmação ou resignação.

1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.

Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva. Esse POIS é equivalente a ENTÃO ou a PORTANTO. Ex.: João está chorando; está, POIS, triste.

Significado de psr: Poiser, Pois é. Abreviação usada em redes sociais.

Palavras que rimam com Pois é: Reteté Blasé Démodé

Portanto: 2 portanto, por isso, por conseguinte, logo, assim sendo, à vista disso, dessa forma, dessa maneira, desse modo, dessarte, destarte.Exemplo: Eu vou mudar de cidade, terei, pois, de deixar meu emprego.

Voltando a «pois é», esta expressão constitui, segundo o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, uma exclamação «que indica confirmação ou marca indiferença» (nos exemplos seguintes A e B simbolizam dois interlocutores):

advérbio Forma contraída da expressão "não é", geralmente usada para confirmar o que foi falado anteriormente ou para pedir aprovação sobre alguma coisa: você quer um suco, né? Você conversou com seu pai, né? Etimologia (origem da palavra né). Contração de não + é.

Pôs – conjugação do verbo por; Pois – conjunção.

1) A vírgula antes do “e” pode aparecer nos casos em que o sujeito das duas orações é o mesmo. Trata-se de um recurso estilístico de ênfase. “Passeamos pouco pela manhã, e ainda menos à tarde, pelo mau tempo que fazia.”

O vírgula antes do “e” é utilizada nos seguintes casos:

  1. Quando o sujeito da oração é diferente daquele dito anteriormente. ...
  2. Quando o “e” indica oposição e contraste. ...
  3. Quando o “e” sofre repetição no início de cada oração. ...
  4. Quando temos uma informação intercalada na frase.

4- Para fazer um desfecho de uma determinada ideia, use os conectivos de conclusão como: 'logo', 'portanto', 'pois'.

10) Além disso, também pode iniciar uma frase, quando seu significado for pois então ou ora. Ex.: "Seu companheiro o enganou? Pois rompa com ele!"

A conjunção POIS pode ser empregada no INÍCIO (explicativa), no MEIO (conclusiva) e no FINAL (conclusiva) da oração. POIS [conjunção explicativa] – Usa-se no INÍCIO da oração em que se justifica ideia expressa na oração anterior.

Pois é classificado como uma conjunção coordenativa, que pode ter valor explicativo ou conclusivo. Como tal, esta conjunção deverá ser utilizada no início da oração coordenada, porque desempenha precisamente a função de conector, isto é, a de ligar duas orações.

Pois não significa o mesmo que dizer, sim, claro. Pois não é uma maneira cortez de responder, simplesmente sim. O termo expressa a anuência ou disponibilidade de fazer alguma coisa, ou tomar alguma atitude. Pois não, é a contração da expressão “pois não havia de”.

Significado de psé: Pois é