Qual o descongestionante nasal que grávida pode usar?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Quando a pergunta é “qual descongestionante nasal pode ser usado na gravidez?”, você já sabe a resposta: apenas os que não fazem mal ao bebê e à futura mamãe. Use o soro fisiológico e se mantenha hidratada para aliviar o incômodo do nariz entupido e escorrendo.

Gravidez e lactação: RINOSORO SIC 3% (cloreto de sódio) pode ser usado durante a gravidez e lactação. Informar ao médico se está amamentando. Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Entre os corticóide inalatórios, preferência se dá ao uso de Budesonida ou Beclometasona (mais estudados). O uso de descongestionantes tópicos e sistêmicos deve ser evitado e reservado só para casos que se deseja alívio momentâneo de sintomatologia e nenhuma outra alternativa esteja disponível.

SORINE DE USO ADULTO É CONTRA-INDICADO EM CRIANÇAS PRINCIPALMENTE MENORES DE 12 ANOS E DURANTE A GRAVIDEZ. RISCO DE TERATOGENICIDADE NA GRAVIDEZ: CATEGORIA C. SORINE DE USO ADULTO DESTINA-SE AO USO TÓPICO NASAL, SENDO CONTRA-INDICADO SEU USO EM INALOTERAPIA.

MultiGrip® é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pressão alta, doença cardíaca, diabetes, glaucoma, hipertrofia da próstata, doença renal crônica, insuficiência hepática grave, disfunção tireoidiana, gravidez e lactação sem controle médico.

Bem Estar. Descongestionante nasal deve ser substituído pelo soro fisiológico.

Como tratar a rinite gestacional? O melhor a se fazer, é o enxague nasal com soro fisiológico para que o canal se mantenha hidratado e livre das impurezas que causam a irritação. Além disso, existem corticoides com indicação própria para mulheres grávidas.

Cetirizina, loratadina e clorfeniramina são considerados seguros para utilização durante a gravidez.

Ambos são soro fisiológicos. O Sorine possui um jato que ajuda na limpeza e outra vantagem é que não corre o risco de contaminação. Os dois tem somente soro fisiológico 0,9% na composição, só que o sorine é mais caro, com certeza. Melhor a garrafa de soro fisiológico 0,9% e lavagem nasal com seringa.

Beber muita água: Mantendo-se hidratado ajuda a manter o muco líquido e facilitar a eliminação do entupimento. Usar um umidificador: O uso de um umidificador pode ajudar a manter a umidade adequada no ambiente quando ele é muito seco e aliviar o entupimento.

Em excesso, o descongestionante pode provocar lesões na mucosa. Isso gera uma dependência do medicamento, o que impacta em riscos cardiovasculares, como taquicardia e angina.

Uso na gravidez e na lactação Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres gestantes. O Spray Nasal NASONEX 50 mcg, como os outros corticosteróides, deve ser usado na gravidez apenas se os potenciais benefícios justificarem o potencial risco para o feto.

A rinite gestacional é um problema comum durante a gestação e atinge de 20 a 40% das grávidas (principalmente nos 2º e 3º trimestres da gravidez). Uma vez diagnosticada, é necessário tratá-la o quanto antes, para evitar os riscos que ela pode trazer a você e ao seu bebê.

Não há dados adequados disponíveis sobre o uso de Avamys® Spray Nasal em seres humanos durante a gravidez e a lactação. Avamys® Spray Nasal somente deve ser usado na gravidez se os benefícios para a mãe forem superiores aos riscos potenciais para o feto.

Além da talidomida, exemplos de medicamentos que causam malformação fetal são:

  • Metotrexato;
  • Isotretinoína;
  • Lítio;
  • Valproato;
  • Tetraciclina;
  • Inibidores da enzima conversora de angiotensina (iECA), como o enalapril e captopril;
  • Antifúngicos azólicos, como o fluconazol e tioconazol.

Não há evidências que Noex®(budesonida) seja prejudicial quando usado por mulheres grávidas ou durante a amamentação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Uma gripe durante a gravidez pode chegar a ser perigosa.
Então, hoje vamos falar sobre como evitar, saber se ela faz mal ao bebê ou não, quando procurar ajuda, que medicamento pode ser considerado, entre outras dicas que podem ser muito úteis para você!

Mulheres grávidas podem tomar vitamina C. A vitamina C na gravidez não faz mal e não provoca aborto. Seu consumo é seguro, tanto em sua forma natural, através de alimentos, quanto em forma de suplemento.

Este medicamento é contraindicado nos 3 primeiros meses de gravidez e, após este período, deverá ser administrado apenas em caso de necessidade, sob controle médico. Não há informações sobre os efeitos do paracetamol e da fenilefrina sobre a fertilidade.

Como lidar com nariz congestionado
Tratamentos caseiros que podem te ajudar são: inalação, que pode ser feita com vapor ou nebulizadores, limpeza da cavidade nasal com soro fisiológico e banho quente – com temperatura semelhante a corporal, para aliviar a sensação de congestão.

Contém mentol e cânfora. Posicione o inalador verticalmente em uma narina, tape a outra e aspire profundamente os vapores medicinais. Use até 20 vezes ao dia, evite que outras pessoas usem o mesmo inalador para não espalhar a infecção. Em caso de ingestão acidental, procure auxílio médico imediatamente.