Qual o efeito do veneno chumbinho no corpo humano?

Perguntado por: aagostinho8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O chumbinho causa danos aos sistemas nervoso, respiratório, cardiovascular e digestivo. Após a ingestão, os batimentos cardíacos diminuem e o paciente sente dor abdominal, distúrbios neurológicos e dificuldade de respirar. A contaminação pode ocorrer após respiração ou contato com a pele.

Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

Dor, sensação de queimação na boca, garganta ou estomago. Sonolência, confusão mental, torpor ou outras alterações de consciência. Náuseas e vômitos. Diarréia.

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção.

Mas com um pouco de insistência, é possível comprar a substância proibida com facilidade, ao custo de R$ 20. O vendedor ainda alerta sobre o perigo de usar o chumbinho.

Ainda que fosse uma opção interessante, não existem evidências cientificas de que o leite possa atuar como desintoxicante. Essa foi a conclusão de uma revisão de estudos científicos publicada em 2019 que investigou a eficácia desse costume antigo.

Elas podem ser subdivididas de acordo com o tempo de ocorrência: aguda (até 24 horas do acidente), sub-agudas ( os primeiros dias após) e, seguidamente sub-crônicas ( até um mês) e crônicas ,exposição a determinada substância durante longo tempo, resultando em acumulação do composto no corpo (metais, como o chumbo, por ...

O diagnóstico baseia-se nos sintomas e em um exame de sangue.

Exame toxicológico: saiba como é feito e quais substâncias são detectadas. O objetivo principal do exame toxicológico é verificar o consumo e a exposição a drogas ou outras substâncias tóxicas.

O envenenamento por produtos líquidos ou sólidos através da ingestão é o mais comum, mas há também o envenenamento por gases, que se dá pela inalação, e o envenenamento por meio do contato com a pele e com os olhos.

O Mão Branca, cuja substância ativa é o monofluoracetato de sódio, tem a venda proibida no país. Portaria de 8 de agosto de 1997, da extinta Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, proibiu o uso do produto químico, de alta letalidade, em raticidas. O Mão Branca não tem gosto nem cheiro.

Segundo o chefe da pediatria do Hospital Leforte, Fábio Bedoni, nunca se deve, em caso de intoxicação, fazer a criança vomitar ou obrigá-la a beber água ou leite.

Nada de dar leite, forçar o vômito ou obrigar a pessoa a beber água. O melhor a se fazer diante de uma de intoxicação é ligar para o Samu (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

A Anvisa reitera que comprar ou vender chumbinho constitui crime. Denúncias podem ser feitas para a ouvidoria ou para a Gerência Geral de Toxicologia do órgão, pelos e-mails ouvidoria@anvisa.gov.br ou toxicologia@anvisa.gov.br.