Qual o exame para detectar má circulação?

Perguntado por: dbotelho8 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O ecodoppler é um exame simples, realizado através de ultrassons. Ele permite avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo. Ou seja, por meio dele é possível analisar a presença de coágulos, oclusões e aneurismas, o funcionamento de válvulas, o estreitamento de artérias e mais.

Além do sistema circulatório, o Angiologista se encarrega dos cuidados com a saúde dos vasos linfáticos, que também são muito importantes para a manutenção do organismo saudável.

Uma das atividades mais indicadas para melhorar a saúde do sistema circulatório é a caminhada. Não é necessário caminhar por longos períodos, fazer o exercício por 30 minutos diariamente é o suficiente.

Teste de dímero-D.
Este teste mede uma substância no sangue que é liberada quando um coágulo de sangue se dissolve. Se o teste mostrar altos níveis da substância, você pode ter um coágulo de sangue na veia profunda. Se o seu teste é normal e você tem poucos fatores de risco, a TVP não é provável.

Angiotomografia é um exame de diagnóstico por imagem que usa um tomógrafo para evidenciar características de veias e artérias.

Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

Fique atento aos seguintes sinais de alerta para dores nas pernas:

  • Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina.
  • Presença de vermelhidão e/ou inchaço.
  • Presença de febre e até mesmo falta de ar.
  • Dor repentina que faz você mancar.

Quais sintomas de trombose na perna?

  • Dor;
  • Edema (inchaço);
  • Vermelhidão na pele;
  • Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);
  • Dilatação do sistema venoso superficial;
  • Rigidez da musculatura da panturrilha e dor ao apalpar;
  • Aumento da temperatura local.

Veja algumas maneiras de evitar e tratar a má circulação nas pernas:

  1. praticar exercícios físicos;
  2. ter uma alimentação balanceada;
  3. evitar ficar em pé ou sentado durante muito tempo;
  4. evitar o consumo de cigarro;
  5. utilizar meias de compressão;
  6. evitar o uso de roupas apertadas em excesso.

Quanto custa uma consulta com o angiologista? Conheça nossos parceiros e marque uma consulta em uma de suas unidades, a partir de R$ 35!

“Desidratação, diabetes descompensada, insuficiência venosa e compressão neurológica são as principais causas que levam ao formigamento das pernas”, afirma o angiologista Jayme Ramos.

Alimentos ricos em Vitamina C, por exemplo, fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e melhoram a circulação, além de contribuírem também para a eliminação de toxinas.

' A principal recomendação é diminuir a ingestão de gorduras ruins, como o colesterol, as gorduras trans e as gorduras saturadas. O colesterol está presente em alimentos de origem animal como carnes, leite, ovos e frutos do mar.

Entre os problemas causados pela má circulação estão: dormências, câimbras, varizes, trombose e aterosclerose. Os dois últimos podem ser considerados mais graves para o coração, pois quando atingem algum vaso que o irrigue, ocasionam a interrupção do fluxo sanguíneo para esse órgão.

CORRER OU PEDALAR PARA O CORAÇÃO? Em termos de saúde cardiovascular, tanto a corrida quanto o ciclismo são igualmente benéficos. Ambas são atividades aeróbicas, que ajudam a fortalecer o coração para que ele possa bombear mais oxigênio para o corpo.

Por que você deve colocar as pernas para cima todos os dias
Assim, colocar as pernas para cima por aproximadamente 20 minutos pode favorecer o retorno do fluxo sanguíneo para outras partes do corpo e prevenir o surgimento de varizes e vasinhos”, explica o médico.

O diagnóstico do sangue grosso é feito pelo hematologista, cardiologista ou clínico geral através do histórico de saúde, fatores de risco e exames de sangue, como hemograma completo e coagulograma, que tem como objetivo avaliar as características da coagulação sanguínea.

O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.