Qual o feminino de todos?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinotodotodos
Femininotodatodas

Trata-se de um princípio gramatical do português, que não herdou do latim o gênero neutro: cabe ao masculino quebrar o galho nesse papel, abarcando também o feminino.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinointeirointeiros
Femininointeirainteiras

É a substituição dos artigos feminino e masculino por um "x", "e" ou até pela "@" em alguns casos. Assim, "amigo" ou "amiga" viram "amigue" ou "amigx". As palavras "todos" ou "todas" são trocadas, da mesma forma, por "todes", "todxs" ou "tod@s".

Muitas palavras terminadas em “E” são usadas tanto para o masculino quanto para o feminino (comum de dois gêneros), e a diferenciação é feita por meio do artigo, por exemplo: o estudante / a estudante. Esse não é o caso da alface. Ela é um substantivo feminino, portando, deve-se usar: a alface.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinotodotodos
Femininotodatodas

Os pronomes neutros não têm um jeito certo de serem usados, porque não fazem parte oficialmente da língua portuguesa. O uso é feito conforme a decisão de cada um e de como a pessoa não-binária pede para ser tratada.

O pronome indefinidotodo,no singular, pode vir acompanhado, ou não, de artigo definido. Usa-setodo,sem o artigo, quando se quer expressar a ideia de “cada”, “qualquer”. Para exprimir a noção de “inteiro”, de “totalidade”, deve-se empregar todo o, toda a.

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Dizer “Bom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

Significado de Rara
Etimologia (origem da palavra rara). Feminino de raro, do latim rarus, "pouco abundante".

SubstantivoEditar

SingularPlural
Femininocargacargas

esposa f (plural: esposas f)

É a substituição dos artigos feminino e masculino por um "x", "e" ou até pela "@" em alguns casos. Assim, "amigo" ou "amiga" virariam "amigue" ou "amigx". As palavras "todos" ou "todas" seriam trocadas, da mesma forma, por "todes", "todxs" ou "tod@s".

Pri Bertucci é artista social, educador e pesquisador da área de diversidade. Identifica-se como pessoa não-branca, transgênero/não-binário/gender queer.

Quem criou a linguagem neutra
A primeira língua oficial a adicionar um pronome neutro de terceira-pessoa, através de uma autoridade institucional, foi o sueco. A palavra “Hen”, em sueco, pode ser usada para descrever qualquer pessoa, independente da sua identificação de sexo ou gênero.

A forma “chefa” só é usada informalmente. Isso significa que é melhor usar a forma comum dos dois gêneros (o chefe/ a chefe): “Ela é a nossa chefe”.