Qual o fim de José na Bíblia?

Perguntado por: atavares6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

25 E José fez ajurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus bossos daqui. 26 E morreu José com a idade de cento e dez anos; e o embalsamaram, e o puseram num caixão no Egito.

Após a morte de José (Egito) seus filhos e descendentes continuaram com os privilégios que o pai alcançara no Egito? Os textos bíblicos do livro do Êxodo, nos falam que os privilégios aos hebreus acabaram, e começou um levante entre o povo egípcios para retomar o poder nas mãos.

Siquém

José foi sepultado em Siquém, em um pedaço de terra que seu pai, Jacó, havia comprado (Josué 24:32).

José teve uma vida complicada na casa de seu pai. Ele foi muito mimado por Jacó, que o amava mais do que todos os outros filhos, causando inveja nos irmãos. O que piorou seu relacionamento com os irmãos foi a revelação de dois sonhos em que ele reinava sobre a família.

110 anos

José viveu muitos anos no Egito até sua morte com 110 anos, mas nunca se esqueceu da aliança de Deus com o povo de Israel.

Veja a vida de José. Ele era o típico “filhinho de papai”. Embora ele tivesse um caráter bondoso, e amasse o Deus de seu pai, não tinha maturidade para lidar com os conflitos de uma família complicada, onde um homem toma quatro mulheres e tem treze filhos.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

Sheshi I era o faraó da época de José
Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Ramessés II

Segundo Ussher, Ramessés II foi deificado como Netuno, e era o faraó que não conhecia José.

Moisés

O relato em Gênesis relata que, antes de sua morte, ele fez seus irmãos jurarem que levariam seus ossos do Egito para Canaã. Diz-se então que ele foi embalsamado e colocado em um caixão no Egito. Em Êxodo, é dito que Moisés cumpriu a promessa levando os ossos de José com ele quando ele deixou o Egito.

De acordo com os registros considerados sagrados, pai e filho morrem no fim dessa história, depois de um reencontro emocionante de todos os familiares com José (Juliano Laham). As passagens são bem fortes. Confira!

Chamado de “Túmulo dos Patriarcas” o local existe até os dias de hoje e é considerado como o centro espiritual da antiga cidade de Hebrom, que se situa no sudoeste da Cisjordânia, no coração da antiga Judeia.

O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.