Qual o fio ideal para máquina de lavar?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os fabricantes de lavadoras de roupa orientam que a máquina seja instalada obedecendo alguns quesitos de segurança como circuito individual para evitar sobrecarga e curto-circuito. Por isso, em residências com tensão de 127v deve ser utilizado disjuntor monofásico de 16A/20A com fiação exclusiva com bitola de 2,5mm.

As máquinas são feitas de modo que podem ficar ligadas na tomada mesmo que não estejam em uso, mas o ideal é que elas sejam completamente desligadas – ou seja, tirar o plugue da tomada – no caso de temporais, para evitar uma possível sobrecarga elétrica que possa queimar o aparelho.

2000w / 127v = 15,75A. Qual a bitola do fio para 220? O fio geralmente usado é de 4 mm e disjuntor de 20 Amperes , no caso de uma rede 220v pode-se usar o fio de 2,5 mm . A fiação ideal 4 mm, dependendo da carga a ser acionada.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.

Máquina de Lavar Roupas 127V (110V)

Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes. Os produtos com curva D, por sua vez, protegem aparelhos que exigem grandes cargas, como transformadores.

Qual disjuntor escolher para ar condicionado 12000 BTU 220V
Neste caso, nós poderíamos usar um disjuntor de 10 A ou um disjuntor de 16 A. Mas a recomendação da fabricante LG é que o disjuntor ideal deve ser de 16A para evitar qualquer tipo de problema como desarme do circuito.

Entende-se, porém, que o ideal é limitar o uso da máquina a uma vez por dia, duas, se muito necessário, sempre respeitando sua capacidade máxima. Além disso, para evitar o consumo desnecessário, é recomendável que você tenha um cronograma de limpeza, é super simples de fazer e nós ensinamos aqui nesse post.

A utilização do Benjamin, os populares Ts, não é proibida no Brasil. Mas, se estiver utilizando este produto, vale a pena ficar atento às dicas abaixo, pois todo o cuidado é pouco para não se expor a riscos que vão desde choques, passando por queima de aparelhos e até incêndios, originados de um curto-circuito.

Mito. O tempo de centrifugação varia de lavadora para lavadora e, em alguns modelos, ele pode ser bem longo. Por essa razão, é comum que as pessoas desliguem a máquina antes do processo ser concluído. Fazer isso não prejudica o funcionamento da máquina de lavar.

O cabo de 16mm é muito utilizado para entrada de quadros de energia elétrica, por ter a bitola necessária para a instalação, dando o suporte na variação da potência na corrente elétrica.

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

Para a Lavadora 220V (entre duas fases), utilize um disjuntor bipolar de 15A. Algumas regiões possuem 220V en- tre fase e neutro. Neste caso, utilize um disjuntor de 15A na fase.

As máquinas de lavar roupas variam, em média, de 400 a 800 watts de potência. Considerando um ciclo de lavagem completa, temos um giro em torno de 0,35 a 0,70 kWh (duração média de 1h10). Esse consumo, vale lembrar, depende da potência do aparelho.