Qual o fio para tomada de geladeira?

Perguntado por: osales . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 8 votos

Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo. Também não utilize adaptadores T ou benjamim em seus produtos.

Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação.

Quantas lâmpadas posso ligar em um circuito simples nesse condutor? 15 A / 0,45 A = 33 lâmpadas. Portanto se ligarmos mais do que 33 lâmpadas estaremos sobrecarregando o condutor.

Cabos PP e paralelos
Os cabos PP são feitos com fios de cobre, possuem duas camadas de isolamento e apresentam alto nível de flexibilidade, resistência e segurança. Geralmente, é usado para ligações de eletrodomésticos (como aspiradores) e outros equipamentos (como furadeiras).

A indicação é de um cabo PP de 3 vias, com bitola de 2,5 mm², em média.

Nunca é aconselhável, pois poderá causar danos a instalação, podendo causar um curto circuito.

Não. Recomenda-se evitar essa situação. Porém, caso seja necessário transportar o refrigerador na posição horizontal, ao colocá-lo em pé novamente, é preciso esperar ao menos duas horas antes de ligá-lo.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Agora, as tomadas de 20 amperes são utilizadas para equipamentos maiores, como geladeiras, micro-ondas, lava-louças, fogões e máquinas de lavar roupas, por exemplo.

Bom dia, problema não tem, pois terá que usar um transformador para converter a energia 127 para 220, irá aumentar um pouco o consumo de energia mas não te trará problema algum.

Geladeiras 110V, 220V e bivolt: diferenças
Os tipos simples geralmente são encontrados só numa voltagem, 110V ou 220V. Então, precisa ficar de olho nesse detalhe antes de decidir por uma.

Tazai, o problema pode ser por falta de neutro na instalação. Contrate um eletricista e peça para fazer a medição entre o neutro e o terra no quadro medidor (relógio), a tensão tem que ser igual a zero.

Provavelmente houve um curto circuito entre o disjuntor e a tomada da geladeira, foram trocados apenas o disjuntor e a tomada certo? Provavelmente será necessário trocar os cabos desde o quadro de distribuição até a tomada.

O resfriamento da geladeira por um todo ocorre por meio do congelador, que é por onde passa o gás sob alta pressão e baixa temperatura. Os corpos que estiverem ali buscarão o equilíbrio térmico com o congelador cedendo energia térmica a ele, incluindo o ar que está dentro da geladeira.

Disjuntor de curva B – Utilizado para cargas com baixa corrente como aquecedores, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.