Qual fio usar para 1600w?

Perguntado por: umello . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

pois a sua tomada embora seja de 10 Amperes, o condutor (fio) precisa ser de pelo menos 2.5 mm²; uma outra observação; Precisa também verificar se a fiação desta tomada não possui extensão para que não use junto com outros aparelhos e sobrecarregue a fiação desarmando o disjuntor (que também precisa estar dimensionado ...

A potência máxima permitida em 127V é de 1270W (127V*10A), e para 220V a potência máxima permitida é de 2200W (220V*10A). Em uma tomada de 20A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 20A.

Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada? Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que contraindique o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas.

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.

Como o circuito é o mesmo, ambos os chuveiros utilizam-se do mesmo disjuntor. Neste caso, se o disjuntor utilizado for de 40A, o circuito ficará sobrecarregado, o disjuntor não será suficiente e irá desarmar assim que os dois chuveiros forem ligados simultaneamente.

Não é recomendado fazer a ligação de 3 chuveiros em dois disjuntores. O recomendado é separar os circuitos, pois assim você não terá problemas como disjuntor desarmar quando liga dois chuveiros ao mesmo tempo.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

Não se deve fazer uso de vários aparelhos ligados à mesma tomada de 20A. Cada equipamento elétrico cuja corrente nominal seja maior do que 10A, deve ter um circuito elétrico em específico para este equipamento. Em uma tomada de 20A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 20A.

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.

Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo.

“Quando há vários equipamentos ligados em um benjamin ou T, e todos funcionando simultaneamente, pode haver sobrecarga, um excesso de corrente”, explica. “Isso pode causar um incêndio.”

A resposta para essa pergunta, muito comum entre os brasileiros é: SIM! O uso de extensões é liberado para utilização no dia a dia, pois em muitas situações elas são essenciais para viabilizar o funcionamento de algum item que necessite de energia elétrica.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

A indicação é de um cabo PP de 3 vias, com bitola de 2,5 mm², em média.

LEMBRANDO que deve se atentar, se o seu disjuntor for de 40 amperes e fio de 10mm utiliza-se o aquecedor de 8000w. E se for disjuntor de 30 amperes e fio de 6mm utiliza-se o aquecedor de 5000w.

A etiqueta de identificação nos produtos deverá indicar, claramente, a seção do produto (mm2), a norma vigente (NBR), o selo do INMETRO, o logo da certificadora e, principalmente, o número do registro do produto com validade (este pode ser confirmada no site do INMETRO).

Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères. Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm².

Ex: ponto de tomada de alimentação para chuveiro elétrico mais usado é de 5500 watts (5,5 KW). O condutor de 1,5 mm² é utilizado para circuitos e retorno das lâmpadas (aquele fio que sai do interruptor até a lâmpada) e o condutor de 2,5 mm² é o mínimo utilizado para tomadas de uso comum (TUG).

O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão. O fio para iluminação, geralmente, tem bitola de 1,5 mm².

Para chuveiros com tensão 220v e 7500w de potência, o disjuntor deve ser bipolar de 40A, e a fiação que se deve utilizar é de 6mm.